UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Vidas Amargas (1954)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 5
Vidas Amargas

O roteiro de Paul Osborn para "Vidas Amargas" só utiliza a segunda parte do livro "A Leste do Éden", de John Steinbeck, que se baseia na história de Caim e Abel, os filhos de Adão e Eva.

O filme se passa na época da Primeira Guerra Mundial, na região de Salinas, na Califórnia. Centra-se aqui na figura de Cal, filho rejeitado de Adam Trask, porque seu passado esconde um segredo, que seria a história de sua mãe. Por isso, o pai prefere o filho Aron (Richard Davalos, que não se destaca nesse papel, para o qual concorreu Paul Newman).

O filme ganhou o Oscar de atriz coadjuvante, Jo Van Fleet, uma atriz estreante que tinha 40 anos e interpretava um tipo mais velho. "Vidas Amargas" foi indicado ao Oscar de diretor, roteiro e ator, este para James Dean, na primeira vez que a Academia indicou um ator já morto; ele seria indicado novamente por "Assim Caminha a Humanidade".

O filme foi rodado com grande sensibilidade e excelente utilização do "widescreen", coisa rara na época. Julie Harris, que faz o elo romântico entre os dois irmãos, era uma das atrizes mais premiadas e prestigiadas da Broadway.

Steinbeck, que era amigo de Kazan (para quem escreveu o roteiro de "Viva Zapata"), aprovou o filme e a atuação de Dean. Porém estranha-se os exageros da interpretação do ator; ainda que carismático, ele fica por vezes ridículo na tentativa de parecer natural.

Edição em DVD tem como extras no disco 2: "Eternamente James Dean", documentário biográfico em película com fotos, poucos clipes e depoimentos de William Bast, Bob Roth, do produtor Fran Worth, Jack Grinnage, Steffi Sidney, Julie Harris (o documentário, de 1988, é dirigido por Ara Chekmayan e narrado por Bob Gunton); "Vidas Amargas: Arte Buscando a Vida/Art in Seach of Life" (making of retrospectivo com depoimentos de John Steinbeck e seu filho), "Estréia em Nova York em 9 de Março de 55" (transmissão ao vivo pela TV), testes de guarda-roupa (sem som), testes para o cinema (com Dean e Davalos), cenas eliminadas (sem som), trailer.

No disco 1, o filme é comentado, sem legendas, pelo crítico da "Time" Richard Schikel.

Versão restaurada digitalmente, esse filme é indispensável em sua coleção.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo