UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Faroeste

Wild Bill - Uma Lenda no Oeste (1995)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
Wild Bill - Uma Lenda no Oeste

Ninguém gosta de faroestes desmistificadores, que pretendem contar a história real de figuras lendárias do Velho Oeste. Realizado na mesma época que outro fracasso, Wyatt Earp, este é basicamente um western de arte, muito bem realizado, com excelente elenco. Mas fica difícil se identificar com um herói antipático e esquisito (a interpretação de Bridges não ajuda, sempre lhe falta carisma para personagens desse calibre). Mas todos resultam humanos, até mesmo a normalmente caricata Ellen Barkin que faz uma interessante Calamity Jane.

O diretor Hill que fez muitos filmes do gênero, caprichou alternando cenas em preto e branco (para passado, viagens de ópio e momentos trágicos) com uma fotografia moderna, com contra luzes evitando o excesso de escuridão.

Esta versão revisionista já começa no enterro dele, quando Calamity está do lado de Charley Prince (o inglês John Hurt), que será o narrador da história relembrando os fatos principais de sua vida, o que seria basicamente seu assassinato, na cidade de Deadwood, Dakota do Sul. Uma pena que o filme resulte frio e impeça o espectador de se envolver na história ou situações.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo