Kristen Stewart é vista em pré-estreia em Nova York, nos EUA , em março de 2010
Nesta sexta (4), a atriz Kristen Stewart pediu desculpas por comparar sua relutância à fama e o assédio dos meios de comunicação em torno dela a ser estuprada, e disse que cometeu "um grande erro".
A atriz de 20 anos, conhecida por não gostar de todo o circo dos meios de comunicação em torno de seu papel como Bella Swan na série de filmes sobre vampiros, foi criticada pelos fãs e grupos de vítimas de estupro por comparar sua experiência nos caminhos da fama a uma agressão sexual. "As fotos são tão... Sinto como se estivesse olhando para alguém sendo estuprada... Muitas vezes, não consigo suportar", disse ela na edição britânica da revista Elle, em declarações divulgadas na última quarta.
Ironicamente, Stewart interpretou uma vítima de estupro no filme "Speak" (2004) e foi porta-voz do grupo Rape, Abuse and Incest National Network (RAINN). O grupo chamou os comentários da atriz para a revista de inapropriados, apontando para o fato de que esturpo é um crime violento e não uma mera invasão. "Realmente cometi um erro enorme - claro é óbvio. E peço desculpas pela minha escolha de palavras", disse Stewart para a revista "People" desde a Coréia do Sul, onde estava em viagem de promoção do último filme da franquia "A Saga Crepúsculo: Eclipse". "Violentada seria uma melhor forma de expressar o que estava pensando", acrescentou. "Pensarem que não sou sensível a esse assunto me deixa muito decepcionada. Cometi um enorme erro."
Stewart e Robert Pattinson se tornaram ídolos jovens em 2008, depois do sucesso do primeiro filme da saga, "Crepúsculo", sobre o romance entre uma jovem estudante e um vampiro. Mas ela tem reclamado frequentemente sobre os efeitos da fama em sua vida pessoal causada pelos três filmes baseados nos livros de Stephanie Meyer. Um quarto filme, "Breaking Down", está previsto para estrear nos EUA em novembro de 2011.
(Reportagem de Jill Serjeant)