Cena do filme "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1", que mostra o casamento de Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson)
A estreia de "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1" na madrugada de quinta para sexta-feira (18) levou fãs em massa aos cinemas dos Estados Unidos.
Segundo o site da revista "Variety", a primeira parte do epílogo da franquia arrecadou 30,3 milhões de dólares apenas com as sessões da meia-noite. Com 3.521 exibições na madrugada, "Amanhecer - Parte 1" bateu por uma pequena margem o filme anterior da saga, "Eclipse", que arrecadou 30 milhões de dólares em sessões à meia-noite do dia da estreia. Analistas preveem que o filme arrecade 140 milhões de dólares nos cinemas dos EUA e Canadá até domingo.
"Crepúsculo", baseada nos populares romances de Stephenie Meyer, já é uma das mais lucrativas franquias da história de Hollywood. Mas o recorde das sessões da meia-noite na América do Norte ainda pertence a "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", que somou 43,5 milhões de dólares. O capítulo final da franquia "Harry Potter" também bateu outro recorde, o de melhor fim de semana de estreia nos EUA e Canadá, com 169,2 milhões de dólares.
A produtora e distribuidora Summit Entertainment alertou contra as comparações, lembrando que "Harry Potter" se destina a um público mais amplo que "Crepúsculo", voltado para a plateia feminina.
No Brasil, o filme estreou em 1.102 salas e a Paris Filmes, distribuidora da produção, espera atrair cerca de 2 milhões de espectadores até domingo. Até o momento, somente em pré-vendas foram comercializados 390 mil ingressos.
Com agências internacionais.