UOL Entretenimento Cinema
 
01/09/2010 - 10h59

Suspense psicológico "Black Swan" abre Veneza com sessões e entrevistas concorridas

NEUSA BARBOSA
Do Cineweb, em Veneza
  • Natalie Portman participa de sessão de fotos do filme ''Black Swan'' no primeiro dia do Festival de Veneza (1/09/2010)

    Natalie Portman participa de sessão de fotos do filme ''Black Swan'' no primeiro dia do Festival de Veneza (1/09/2010)

Com “Black Swan”, um drama psicológico ambientado no mundo do balé que mostra grande afinidade com obras anteriores do diretor Aronofsky, como “Pi” e “Réquiem para umj Sonho”, foi dada hoje a partida na competição no 67º Festival de Veneza.

O filme, que terá sua sessão de gala logo mais, foi mostrado nesta manhã em sessões de imprensa bem concorridas, além de merecer uma entrevista coletiva completamente lotada. Na coletiva, a atriz Natalie Portman, intérprete da atormentada protagonista Nina, esquivou-se das perguntas mais polêmicas, como sua preparação para cenas mais sensuais,como aquela em que beija a colega Mila Kunis na boca. Natalie disse que a primeira vez que o diretor mencionou que ela teria uma cena de sexo consigo mesma” (o que acontece nos delírios da protagonista), ela achou “interessante e desafiador”. Esta primeira conversa sobre o projeto do filme ocorreu oito anos atrás, em 2002.

De maneira descontraída, o próprio Aronofsky desmentiu-a sobre esta primeira reação. “O que ela me disse de pronto foi: ‘por quê esta cena?’. E eu respondi: ‘ainda vou pensar porquê’.”

Nem por isto alguém deve imaginar que “Black Swan” se trata de um filme lésbico. A trama ambienta-se numa companhia de balé, onde uma nova montagem do clássico “O Lago dos Cisnes” cria uma acirrada competição pelo papel principal – já que a primeira bailarina da companhia, Beth (Winona Ryder, saindo do ostracismo), está sendo aposentada. O posto cabe a Nina (Natalie), mas ela tem sérios problemas interiores, começando por uma relação doentia com a mãe (Barbara Hershey). Pressionada pelo exigente diretor artístico (Vincent Cassel), Nina enxerga concorrência desleal da parte das outras colegas, o que a leva a apresentar comportamento cada vez mais descontrolado.

TRAILER ORIGINAL DE ''BLACK SWAN"

Ainda na coletiva, Aronofsky destacou ver semelhanças entre este novo filme – que ainda não tem título brasileiro nem data de estreia fechada no Brasil – e “O Lutador”, drama ambientado no mundo da luta livre, estrelado por Mickey Rourke e que venceu o Leão de Ouro aqui em Veneza, em 2008. “Embora cada história tenha seu próprio estilo e causa, em ambos eu uso os corpos dos atores de forma muito física”, analisou o diretor.

Além de “Black Swan”, a sessão de gala desta noite terá um segundo filme de abertura – mas este último fora de competição -, “The Legend of the Fist: The Returno f Chen Zhen”, de Andrew Law. E, inaugurando as sessões da meia-noite, também sem concorrer ao Leão de Ouro, será exibida a aventura “Machete”, de Robert Rodriguez e Ethan Maniquis.
 

Veja também

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host