UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

30/08/2008 - 13h44

Primeiro concorrente italiano é drama de amor trágico superficial

Mariane Morisawa

Colaboração para o UOL, de Veneza
Ao contrário do último Festival de Cannes, que claramente privilegiou os filmes de temática política, este 65o Festival de Veneza parece apostar nos pequenos dramas em sua competição. Foi assim com o alemão "Jerichow", de Christian Petzold, que abriu a disputa, e também com "The Burning Plain", de Guillermo Arriaga. Na manhã deste sábado 30, foi a vez do primeiro candidato italiano ao Leão de Ouro, "Un Giorno Perfetto" (Um dia perfeito), de Ferzan Özpetek.

AFP
Os membros da equipe de "Un Giorno Perfetto", de Ferzan Ozpetek, que está na disputa do Leão de Ouro
FOTOS DE VENEZA EM 30/8
A trama começa com a polícia batendo num apartamento após o chamado de uma vizinha que ouviu barulhos parecidos com o de tiros. A partir daí, o filme retorna para contar como foram as 24 horas antes daquele telefonema. A protagonista é Emma (Isabella Ferrari), que se separou recentemente de Antonio (Valerio Mastrandea), ficando com seus dois filhos, Valentina (Nicole Murgia) e Kevin (o adorável Gabriele Paolino). Os relacionamentos, muitas vezes violentos, entre mulheres e homens, entre pais e filhos, são o principal tema.

"Un Giorno Perfetto" confronta os personagens de hoje com quem eles eram no passado - e que, de alguma forma, eles já não são mais. E também as relações desgastadas pelo tempo, pelas dificuldades e por essas mudanças são colocadas cara-a-cara com o seu início, sempre promissor, sempre bonito. O longa do diretor de "A Janela da Frente", porém, abusa tanto da música melodramática e não se aprofunda de verdade nas emoções, motivações e personalidades de seus personagens. Na primeira sessão de imprensa, na manhã do sábado, o longa recebeu tímidos aplausos.

Compartilhe: