Filmes e séries

Site lista série de incidentes durante estreias de filmes nos Estados Unidos

Joe Amon/ The Denver Post/AP
Casal chora após homem de 24 anos matar 12 pessoas e ferir outras 59 durante uma sessão de "Batman: O Cavaleiros das Trevas Ressurge" Imagem: Joe Amon/ The Denver Post/AP

Do UOL, em São Paulo

20/07/2012 23h25

Falar em voz alta no cinema, briga de gangues ou simplesmente o acaso de estar sentado perto de um atirador já motivaram incidentes durante estreias de filmes nos Estados Unidos. A mais recente ocorreu nesta sexta-feira (20), quando um homem com máscara e diversas armas matou 12 pessoas e deixou 59 feridas em uma sessão do filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" na cidade de Aurora, no estado de Colorado.

O site da revista "Hollywood Reporter" elencou uma série de incidentes ocorridos durante os primeiros dias de exibição de filmes no país, que vão desde thrillers sobre violência até mesmo a histórias que não trazem cenas agressivas como "O Curioso Caso de Benjamin Button".

"As Cores da Violência" (1988)

Treze homens foram presos após a briga de dois grupos em frente a um cinema de Los Angeles, durante o final de semana de estreia do filme há 24 anos. Dirigido por Dennis Hopper e estrelado por Robert Duvall e pelo então iniciante Sean Penn, o longa narra a história da luta da polícia da cidade no combate a gangues locais.

Suspeitos de serem membros de organizações criminosas, os homens foram detidos, assim como outras pessoas em diversas salas na região. A gangue Guardian Angels chegou a espalhar cartazes ameaçadores na cidade com os dizeres: "'As Cores da Violência' vai matar crianças" e "não exibam o filme em Los Angeles". Autoridades de Nova York, Chicago e Miami também foram postas em alerta durante a pré-estreia.

"O Poderoso Chefão - Parte 3" (1990)

Um adolescente de 15 anos morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas em um tiroteio entre dois grupos que assistiam a uma sessão do último filme da trilogia de Francis Ford Coppola. Os envolvidos na confusão não se feriram.

"Os Donos da Rua" (1991)

A pré-estreia do filme que fala sobre violência entre gangues aconteceu em julho e foi marcada por um assassinato e vários casos de agressão, com relatos de pessoas feridas. A morte ocorreu em Chicago, quando um homem de 23 anos recebeu tiros e não resistiu aos ferimentos. No subúrbio de Seattle, um jovem de 15 anos foi esfaqueado no final de semana da estreia do longa.

"Juice" (1992)

O longa com o rapper Tupac Shakur incitou diversos conflitos no início do ano em diversos estados norte-americanos. Uma garota de 16 anos morreu em Chicago e um jovem de 18 anos ficou paralítico após receber um tiro na saída de um cinema na cidade de Filadélfia. Houve ainda um tiroteio entre adolescentes em Lansing, no estado de Michigan. A distribuidora Paramount chegou a oferecer a contratação de equipes de segurança para as salas que quisessem exibir o filme.

"X-Men 3 - O Confronto Final" (2006)

Um cinema nos arredores de Baltimore presenciou a morte de Paul Schrum, aos 62 anos, que assistia ao terceiro filme da trilogia sobre os mutantes da Marvel com os amigos. Aos 20 minutos do longa, um homem de 24 anos se levantou e ordenou que o público presente se deitasse no chão. Ele realizou quatro disparos e foi aguardar no saguão pela chegada da polícia. Segundo a polícia, Schrum virou alvo apenas por estar próximo ao atirador.

"O Curioso Caso de Benjamin Button" (2008)

Durante a exibição do longa estrelado por Brad Pitt no Natal da cidade de Riverview, James Joseph Cialella, então com 29 anos, atirou pipoca em um garoto e deu um tiro no braço do pai da criança. O motivo: a dupla havia reclamado do barulho feito por Cialella, que estava falando durante a sessão.

Matrix (trilogia)

Ainda que as estreias dos filmes estrelados por Keanu Reeves não tenham presenciado incidentes, muitas pessoas chegaram a afirmar que a franquia os motivou a cometer assassinatos. Em 2003, os advogados de um jovem de 19 anos que matou os seus pais nos EUA afirmaram que o rapaz acreditava viver dentro da Matrix -- região que corresponde à realidade ilusória que o filme retrata.

Quatro anos mais tarde, um homem disse ter sido "sugado" pela Matrix após matar a proprietária de sua residência. No país, há ainda quem relacione o massacre de Columbine, em 1999, com a influência exercida pelo primeiro dos filmes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Colunas - Ricardo Feltrin
EFE
Roberto Sadovski
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
Cinema
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
Roberto Sadovski
Da Redação
do UOL
do UOL
Reuters
Chico Barney
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
EFE
AFP
Topo