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Após "A Entrevista", vendas digitais de filmes batem recorde nos EUA

Do UOL, em São Paulo

06/01/2015 15h48

Depois do “boom” provocado pelo lançamento do polêmico “A Entrevista”, as vendas de filmes e programas de TV na internet cresceram 30% em 2014, faturando cerca de US$ 1,6 bilhão –contra US$ 1,3 bilhão em 2013. É a primeira vez que o faturamento ultrapassa a marca US$ 1,5 de bilhão. A informação é da revista “Variety”.

Segundo dados divulgados pela Sony nesta terça (6), desde o lançamento digital, o filme faturou US$ 31 milhões em vendas pela internet e na TV a cabo, com US$ 4,3 milhões de downloads.

Mesmo antes do caso envolvendo o filme estrelado por James Franco, que após um ataque hacker à Sony chegou a ter a estreia cancelada e foi lançado também pela internet, os estúdios americanos já previam, no fim do terceiro semestre, que os números superassem os do ano passado, baseados nos relatórios do Digital Entertainment Group.

Influenciadas pelo lançamento digital do longa, as vendas do setor cresceram 24% no quarto trimestre, gerando US$ 533 milhões em downloads.

Mas nem tudo são flores. A indústria de entretenimento americana como um todoregistrou uma queda de 1,8% em 2014, para US$ 17,8 bilhões.

O segmento “físico” de DVDs e Blu-rays enfrentou uma queda de quase 11% no ano (para US$ 6,9 bilhões). Como já era esperado, o ramo viddeolocadoras é o que mais sofreu, caindo 27% (para US$ 696 milhões).

Em contrapartida, os produtos digitais como o Netflix, serviço de vídeo "on demand" (sob demanda), VOD, tiveram aumento de 26% no ano, chegando a US$4 bilhões em faturamento.

A categoria sob demanda como um todo, no entanto, registrou queda, de 6,7%, para cerca de US$ 2 milhões.