Topo

Mariana Ximenes vence prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado

Mariane Zendron

Do UOL, em Gramado (RS)

15/08/2015 23h57

Mariana Ximenes venceu o kikito de melhor atriz no Festival de Gramado, na noite deste sábado (15), por um "Um Homem Só". "É um filme que nasceu da vontade de experimentar", disse. Nervosa e com a voz trêmula, ela agradeceu Vladimir Brichta e toda a equipe do longa.

Convidado ao palco para entregar algumas estatuetas para concorrentes de longas-metragens, Luiz Carlos Barreto, o Barretão, defendeu a democracia e se disse contra os que planejam um golpe no país. O produtor foi aplaudido pela maioria da plateia, mas era possível ouvir algumas vaias na plateias.

A cerimônia começou com 40 minutos de atraso e contou com a presença de Mariana Ximenes e Vladimir Brichta, protagonistas de "Um Homem Só", filme premiado com melhor fotografia.

"Ausência", do cineasta Chico Teixeira, venceu o prêmio de melhor filme do 43º Festival de Gramado. O diretor não foi à cerimônia porque passa por um tratamento de um câncer. Subiram ao palco para receber a premiação os dois protagonistas do longa, Gilda Nomacce e Matheus Fagundes.

O longa ganhou quatro prêmios em Gramado. Além de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e melhore trilha musical. Outro filme a vencer quadro vezes, “O Último Cine Drive-In” ficou com os Kikitos de melhor ator (Breno Nina), melhor atriz coadjuvante (Fernanda Rocha), melhor direção de arte e com o prêmio do júri da crítica.

O melhor ator foi Breno Nina, de "O Último Cine Drive-In", de Iberê Carvalho. Ao subir ao palco, Nina agradeceu Othon Bastos, com quem contracenou. "Nem quando eu tiver 80 anos, vou ter a dimensão do que foi ter sido seu filho no filme".

A banda Rock de Galpão, de Porto Alegre, embalou a noite nos intervalos da premiação. O grupo musical participou de uma homenagem ao Teixeirinha, astro e produtor do cinema nacional.

Ao longo de oito dias de competição, foram exibidos no Palácio dos Festivais 15 curtas-metragens brasileiros, oito longas brasileiros e sete longas de países como Cuba, Equador, Argentina, Uruguai, Costa Rica e México.