Topo

"Perdido em Marte" vence Globo de Ouro de melhor filme de comédia/musical

Do UOL, em São Paulo

11/01/2016 01h48Atualizada em 11/01/2016 03h44

"Perdido em Marte", dirigido por Ridley Scott, venceu o Globo de Ouro de melhor filme comédia/musical. O protagonista Matt Damon já havia vencido o prêmio de melhor ator na mesma categoria. O filme é baseado no livro homônimo do escritor americano Andy Weir. 

É inexplicável o motivo de o filme ter entrado para a categoria de comédia/musical, já que conta o drama de um astronauta, vivido por Damon, que é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos. Sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra, ele deve sobreviver e esperar seus parceiros lhe buscarem.

Assista ao trailer de "Perdido em Marte"

UOL Entretenimento

Sylvester Stallone foi um dos grandes destaques do Globo de Ouro 2016 ao vencer o prêmio de melhor ator coadjuvante pelo retorno ao papel de Rocky Balboa em "Creed: Nascido para Lutar". Aplaudido de pé pelos convidados, o ator agradeceu ao seu amigo imaginário, companheiro de tantos anos, Rocky Balboa. "Vou tentar não ficar muito emocionado", disse.

Brie Larson ("O Quarto de Jack"), Jennifer Lawrence e Kate Winslet foram as três atrizes premiadas nas categorias de cinema do Globo de Ouro 2016. Lawrence ganhou seu terceiro Globo de Ouro, desta vez como melhor atriz de comédia e musical por "Joy: O Nome do Sucesso", enquanto Brie Larson ficou com o prêmio de drama por "O Quarto de Jack".

"Divertida Mente", da Pixar, foi escolhido melhor animação, enquanto o húngaro "O Filho de Saul" ficou com o prêmio de filme estrangeiro. Nas categorias musicais, Sam Smith ficou com o troféu de canção original por "Spectre", do último filme de 007, e o veterano Ennio Morricone foi premiado pela trilha do faroeste "Os Oito Odiados", de Quentin Tarantino.

Séries novatas e Lady Gaga se consagram

Na premiação de produções televisivas, as sérias "Mr. Robot" e "Mozart in the Jungle" surpreenderam com duas estatuetas cada. O brasileiro Wagner Moura, que estava entre os indicados ao Globo de Ouro - de melhor ator em série dramática por seu papel em "Narcos" -, acabou perdendo o prêmio para Jon Ham, de "Mad Men". Com exceção de Hamm, as outras categorias principais foram dominadas por atrações estreantes ou menos conhecidas do público brasileiro.

Os prêmios de melhor série de drama e melhor série de comédia foram vencidas por "Mr. Robot" e "Mozart In The Jungle" que estão na primeira e na segunda temporadas, respectivamente. Ambas também saíram com atores premiados. A primeira teve Christian Slater consagrado como melhor ator coadjuvante. Já a segunda recebeu a estatueta de melhor ator para o mexicano Gael Garcia Bernal.

Também estreante, a cantora Lady Gaga fez um discurso emocionado ao receber o troféu de melhor atriz de minissérie ou filme para a TV por sua atuação como a Condessa Elizabeth de "American Horror Story: Hotel". "Queria ser atriz antes de ser cantora, mas música deu certo primeiro", agradeceu.

Ainda entre as mulheres, a vencedora da categoria de melhor atriz de drama foi Taraji P. Henson, a Cookie Lyon, do drama "Empire", que derrotou a favorita Viola Davis ('How To Get Away With The Muder"). Ao ser anunciada, a atriz saiu distribuindo biscoitos para os colegas sentados na plateia. "Hoje tem Cookie para todo mundo", brincou.

Apresentação

Conhecido pelas piadas controversas que soltou nas outras três edições do Globo de Ouro que apresentou, o comediante britânico Rick Gervais baixou bastante o tom desta vez, o que levou a um número muito menor de atores sendo filmados com expressão de desconforto.

Ainda assim, sobraram piadas para a "transformação" de Caitlyn Jenner ("um modelo para as pessoas trans, nem tanto para as mulheres na direção", lembrando de um acidente com vítima em que ela se envolveu), Ben Affleck (que só teria sido fiel na vida com Matt Damon) e Roman Polanski (que teve a acusação de estupro de menor lembrada).

Entrando na questão da luta das mulheres por igualdade em Hollywood, o comediante brincou que realmente, era impossível uma jovem de 25 anos viver com US$ 52 milhões por ano (referindo-se à carta em que Jennifer Lawrence fala sobre a diferença de salários) e afirmou que salários iguais eram importantes, tanto que ele estava ganhando o mesmo que Amy Poehler e Tina Fey ganharam para apresentar os Globos de Ouro em 2015 --não era problema dele se elas quiseram dividir o pagamento.

Mas a maior "vítima" da noite foi a própria Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, que promove e escolhe o Globo de Ouro. Em diversos momentos Gervais lembrou a irrelevância da premiação, escolhida por cerca de 90 jornalistas, lembrando aos possíveis premiados que ninguém se importa com os prêmios --"um pedaço de metal que um jornalista bonzinho e confuso quis te dar pessoalmente para poder te conhecer e tirar uma selfie com você"-- e recordando as acusações de que basta dar comida e deixar os repórteres tirarem fotos com as estrelas para vencer um Globo.