UOL Entretenimento Cinema
 
27/09/2010 - 01h33

"VIPs", com Wagner Moura, foi a grande atração do domingo do festival

EDU FERNANDES
Colaboração para o UOL, do Rio
  • Arieta Corrêa e Wagner Moura em cena de VIPs, de Toniko Melo

    Arieta Corrêa e Wagner Moura em cena de "VIPs", de Toniko Melo

A diversidade da programação do Festival do Rio se reflete nos filmes selecionados para a Première Brasil. A noite de domingo (26) deu um claro exemplo dessa variedade.

Às 19h30, a sessão do Cine Odeon foi dedicada a filmes de pequeno porte. Com o curta "Do Abismo", Antonio Pessoa fez sua estreia total na direção, já que era a primeira vez que o seu trabalho era projetado em uma tela grande.

O curta traz dois personagens isolados que passam por experiências sobrenaturais e foi realizado sem verbas, segundo o diretor. "É possível fazer cinema independente de qualidade", acredita Antonio Pessoa.

Logo depois aconteceu a estreia de "Agreste", documentário sobre a atriz Marcélia Cartaxo. Uma parte considerável da plateia abandonou o cinema enquanto o longa dirigido por Paula Gaitán era exibido.

VEJA O TEASER DE "VIPS"

O grande evento da noite foi a sessão de "VIPs", filme inspirado na história de Marcelo do Nascimento, que ficou famoso ao se passar pelo herdeiro de uma companhia aérea e dar entrevistas para programas de televisão. A chuva incessante que caia desde o meio da tarde no Rio de Janeiro não foi suficiente para afastar o público, que formou uma grande fila antes de se abrirem as portas da sala do Cine Odeon.

A grandiosidade do evento foi reconhecida por Tiago Campany, produtor executivo do curta "Homem-Bomba", exibido antes de "VIPs". "É uma honra abrir a sessão de um filme produzido por Fernando Meirelles", disse Tiago durante a apresentação. "Espero que um dia a gente chegue lá."

Toniko Melo, diretor de "VIPs", convidou toda a equipe para dividir o palco com ele. Entre os presentes estavam o roteirista Bráulio Mantovani, o produtor Fernando Meirelles e o ator Wagner Moura. Nos breves discursos que antecederam a projeção, Toniko elogiou seu ator principal. "O Wagner abraçou a causa de transformar uma história real em uma ficção."

O público recebeu "VIPs" com alegria. No final da sessão, houve comoção para cumprimentar os realizadores.

Veja também

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host