UOL Entretenimento Cinema
 
13/01/2011 - 07h00

Natalie Portman e Nicole Kidman são favoritas ao prêmio de drama; veja apostas para o Globo de Ouro

ANA MARIA BAHIANA
Especial para o UOL, de Los Angeles, EUA
  • Natalie Portman (à direita) e Nicole Kidman estão entre as indicadas por melhor atuação em filme de drama por ''Cisne Negro'' e ''Rabbit Hole'', respectivamente

    Natalie Portman (à direita) e Nicole Kidman estão entre as indicadas por melhor atuação em filme de drama por ''Cisne Negro'' e ''Rabbit Hole'', respectivamente

Duas atrizes estão na liderança na categoria drama do Globo de Ouro, cuja cerimônia acontece neste domingo (16): Natalie Portman por "Cisne Negro" e Nicole Kidman por "Rabbit Hole".  Muitos votantes dos Globos não gostaram do filme de Darren Aronofsky – muito assustador, muito extremo – mas mesmo esses são unânimes em afirmar que Portman está extraordinária como Nina, a bailarina obcecada com a perfeição. Portman foi indicada duas vezes no passado, sempre como coadjuvante – em 2000 por "Em Qualquer outro Lugar" e em 2005 por "Closer".

A relação de Nicole Kidman com a HFPA é bem mais longa. Em 1992, quando começava a sair da vasta sombra de Tom Cruise e dar passos mais firmes na industria norte-americana, Nicole foi indicada como atriz coadjuvante por Billy Bathgate. Sempre cordial e acessível para entrevistas – é bom lembrar que os Globos são outorgados por correspondentes estrangeiros, cuja moeda mais forte é a oportunidade para boas matérias – Kidman soube cultivar um ótimo relacionamento. Somada a bons desempenhos em filmes de qualidade, a relação reverteu em seis indicações para melhor atriz, quatro delas na categoria drama  - "Os Outros", em 2002; "Cold Mountain", em 2004; "Birth",  em 2005; e a vitória em 2003 com "As Horas".

  • Divulgação

    Jesse Eisenberg interpreta Mark Zuckerberg, fundador do site de relacionamentos Facebook, em "A Rede Social"

A balança pesa mais para Nicole, este ano, mas qualquer um desses Globos não seria exatamente surpresa.

Entre os atores, a pole está com Colin Firth por "O Discurso do Rei", o pequeno filme que pode roubar a noite do favorito aparente, "A Rede Social".  Firth só foi indicado uma vez – ano passado por ''Direito de Amar'' , perdendo para Jeff Bridges por "Coração Louco''.  Existe mais que o fator-britânico favorecendo Firth – lembrem-se de que esta é uma associação de correspondentes estrangeiros: ele e Geoffrey Rush são o filme, e sem seus desempenhos a história do príncipe gago e seu professor não teria o mesmo impacto.

Jesse Eisenberg, por "A Rede Social", é seu principal adversário - sua aprovação entre os votantes é unânime e, até a exibição de "Discurso", ele era o franco favorito para o Globo de melhor ator/drama.

A categoria musical/comédia está vendo em dobro, este ano: o mesmo filme com duas atrizes (Julianne Moore e Annette Bening por "Minhas Mães e Meu Pai") e dois filmes com o mesmo ator (Johnny Depp por "O Turista" e "Alice no País das Maravilhas") entre os favoritos. Vai ser difícil tirar este prêmio de Depp, que é adorado pelos votantes. O páreo está duríssimo entre Moore e Bening. A primeira tem cinco indicações prévias em seu currículo, e a segunda, seis - e só esta ganhou um Globo de Ouro em 2005 por "Adorável Júlia", na categoria comedia ou musical. O que pode acontecer? Sair pela tangente com Angelina Jolie, que tem fãs ardorosos entre os votantes.

Coadjuvantes

"O Discurso do Rei" pode completar seus prêmios aqui com Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter, os favoritos na categoria. Ambos tem tração com a HFPA , com quatro indicações cada um (a Associação foi a primeira a reconhecer Rush em "Shine", e  sua vitória nos Globos efetivamente lançou sua carreira em Hollywood).

Seus principais rivais estão em outro filme que vem ganhando embalo nas últimas semanas - "O Vencedor", que pode emplacar Christian Bale, Amy Adams ou Melissa Leo.

Veja também

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host