Topo

Alejandro Iñárritu ganha Oscar de diretor por "Birdman"

Do UOL, em São Paulo*

23/02/2015 01h42

O diretor mexicano Alejandro González Iñárritu levou a estatueta de melhor direção no Oscar 2015 pelo drama "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)". Na mesma categoria concorriam Richard Linklater (“Boyhood”), Wes Anderson (“O Grande Hotel Budapeste”), Bennett Miller ("Foxcatcher"), além de Morten Tyldum ("O Jogo da Imitação").

Com o Oscar, Iñárritu se torna o segundo mexicano a vencer na categoria, repetindo o feito de Alfonso Cuarón (“Gravidade”) em 2014.

O filme acompanha Riggan Thomson, um ex-ator decadente que, após viver por anos o super-herói Birdman no cinema, decide montar uma adaptação teatral na Broadway para tentar recuperar o sucesso.

No discurso, Iñárritu agradeceu à equipe e família, e falou sobre a emoção de vencer a estatueta. "Honestamente, isso é maluco, falando de uma coisa como ego. Ego perde competições, porque para ganhar alguém tem que perder. No caminho, a arte verdadeira, a expressão individual, não podem ser taxadas."

Nos bastidores, ainda no calor da premiação, o diretor tentou explicar seu sucesso. "Eu não sei porque fiz as escolhas que fiz... Quando você o perde o medo... O medo é a camisinha da vida, não te deixa aproveitar as coisas. Eu fiz amor com este filme", disse, rindo muito.

Sobre o futuro de sua carreira, o mexicano disse que continuará seguindo a vida. “Eu não tenho carreira, eu tenho uma vida. Vivo a cada dia. E hoje é um ótimo dia. Vou festejar com meus amigos e minha família, como se deve”. Ao fim da entrevista, Iñárritu avisou que dedica o filme a sua mãe, que está muito idosa e ele esqueceu de agradecer no palco.

Antes de "Birdman", Iñárritu recebeu indicações quatro vezes, por "Amores Brutos" (em 2002, melhor filme estrangeiro), "Babel" (em 2008, melhor direção e melhor filme) e “Biutiful” (em 2011, melhor filme estrangeiro).

Com “Birdman”, o cineasta já havia ganhado o prêmio do sindicato de diretores dos Estados Unidos.

Em 2014, o Oscar de melhor direção foi para Alfonso Cuarón, por "Gravidade".

A 87ª cerimônia do Oscar foi realizada na noite deste domingo (22), no Dolby Theatre, em Hollywood, Los Angeles.

* Com reportagem de Fernanda Ezabella, em Los Angeles