Topo

Polícia britânica abre investigação contra Kevin Spacey por abuso sexual

O ator Kevin Spacey está sendo investigado - Getty Images
O ator Kevin Spacey está sendo investigado Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/11/2017 11h37

A Scotland Yard, a polícia britânica, abriu uma investigação contra Kevin Spacey nesta sexta-feira (3), após um homem denunciá-lo formalmente por abuso sexual.

De acordo com o tabloide britânico The Sun, o homem, que não teve sua identidade revelada, depôs na última terça-feira. Às autoridades, ele contou que o incidente ocorreu em 2008, em Londres. Na época, Spacey era diretor artístico do teatro The Old Vic, posto que ocupou de 2004 a 2015.

Leia também

O homem, que tinha 23 anos na época, abordou Spacey pedindo conselhos de carreira. O vencedor dos Oscar, então, o convidou para ir a sua casa. Lá, eles fumaram maconha, e o aspirante a ator desmaiou. Quando voltou a si, Spacey estava fazendo sexo oral nele. O homem então disse ao veterano para parar e deixou o local. Spacey o teria alertado para não contar a ninguém o que ocorreu.

Em declaração oficial, a Scotland Yard afirmou que estava investigando um incidente em Lambeth, bairro de Londres onde Spacey mantém residência, mas não identificou nem o ator nem a suposta vítima: “No dia 1º de novembro, a Polícia de Londres encaminhou uma acusação de abuso sexual à Scotland Yard. É alegado que um homem abusou de outro homem em 2008, em Lambeth. Oficiais do comando de Abuso Infantil e Crimes Sexuais estão investigando”.

Entenda o caso

Em entrevista ao site "BuzzFeed News", Anthony Rapp, no ar em "Star Trek: Discovery", relatou que foi assediado por Kevin Spacey em uma festa na casa do ator. Na ocasião, ele tinha 14 anos e o veterano, 26. 

Anthony Rapp no papel de Paul Stamets na nova série: "Star Trek: Discovery" - Divulgação - Divulgação
Anthony Rapp como Paul Stamets na nova série: "Star Trek: Discovery"
Imagem: Divulgação

Em nota, Kevin Spacey disse estar "horrorizado" pelo relato, e afirmou que não se lembra do encontro. "Mas se eu tiver me comportado da forma como ele descreve, devo a ele as mais sinceras desculpas pelo que teria sido um comportamento etílico inapropriado". Spacey afirmou ainda que "admira" Rapp. "Eu sinto muito pelos sentimentos que ele diz ter carregado por todos esses anos."

O astro também fez revelações sobre a própria sexualidade: "Amei e tive relacionamentos românticos com homens, ao longo da minha vida, e escolhi hoje viver como um homem gay. Quero lidar com isso de forma honesta e aberta, e isso começa comigo examinando meu próprio comportamento."

Desde então, surgiram outros homens acusando Spacey de assédio, como o ator mexicano Roberto Cavazos

Em meio ao escândalo, a Netflix suspendeu indefinidamente a produção da sexta temporada de "House of Cards", um dia após anunciar que ela será a última da série. No último sábado, a CNN revelou que oito membros da equipe da série acusam do ator de assédio sexual.