UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Jogos do Poder (2007)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2

Foi uma fiasco de público e crítica este filme que traz, pela primeira vez juntos, os superstars Tom Hanks e Julia Roberts. Custou cerca de 75 milhões de dólares e não rendeu nem 65 nas bilheterias americanas. Mau sinal para os astros que tiveram seu prestígio abalado, mesmo com a direção do prestigiado Mike Nichols ("A Primeira Noite de um Homem" e "Closer"). Chegou a ser indicado ao Oscar de coadjuvante por outra interpretação marcante de Philip Seymour Hoffman.

No fundo é apenas uma brincadeira cínica sobre um político americano praticamente alcoólatra e que usa cocaína ocasionalmente. O congressista texano chamado Charlie Wilson resolve se intrometer na política externa americana, descobrindo os muitos erros da CIA, entre eles não perceber que a União Soviética havia invadido o Afeganistão. Por insistência de uma mulher rica e generosa (Julia), ele acaba armando um plano mirabolante para ajudar os afegãos, reunindo para tanto inimigos tradicionais.

Há algumas piadinhas divertidas mas a história se propõe apenas ilustrar como a boa intenção de um político controverso acabou tendo conseqüências imprevisíveis, já que o território afegão que os americanos armaram e ajudaram a expulsar os soviéticos, depois se tornou sede da organização Talebã (diretamente responsável pelo ataque às torres gêmeas e a crise do terrorismo). Esse complexo contexto não é explicitado no filme, só é mostrado num letreiro ao final. E o que resta é somente uma historinha irônica, com elenco interessante, mas nenhuma razão maior para ser vista.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo