Topo

Carimbo para "Praia" era aviso de meia-entrada, diz cinema; cliente rebate

Do UOL, em São Paulo

21/05/2014 18h31Atualizada em 21/05/2014 22h06

Depois de questionar um cliente em João Pessoa sobre o conhecimento de cenas de sexo homossexual em "Praia do Futuro" e carimbar o ingresso com a palavra "avisado", a rede de cinemas Cinépolis disse que o episódio não foi fruto de preconceito. De acordo com Paulo Pereira, diretor de marketing e programação, a prática é um aviso para compradores de meia-entrada. Iarlley Araújo, que recebeu o aviso, rebateu a informação, dizendo que isso não havia acontecido com outros filmes de temática semelhante.

"O carimbo 'avisado' faz parte da política da rede para notificar o usuário da obrigação de apresentação da carteira de estudante para comprovar o direito à meia-entrada em suas sessões", disse ao UOL Pereira. "O evento ocorrido pontualmente não reflete, em nenhum momento, a cultura e valores da Cinépolis Brasil e de seus complexos e não tem o objetivo de notificar o espectador sobre o conteúdo e cenas contidas nos filmes. Além disso, todas as medidas para que tal questão não ocorra no futuro foram tomadas".

Na segunda-feira (19), o professor de turismo Iarlley Araújo foi abordado pelo atendente do cinema: "Senhor, tem certeza que deseja ver esse filme?". "Eu respondi que sim e perguntei por que. Ele respondeu: 'Pois ele contém cenas de sexo homossexual'", contou o professor ao UOL. "Ainda questionei: 'E daí?'. E o funcionário respondeu que o índice de saída de pessoas durante o filme estava grande, e por isso estavam avisando". Araújo relatou o ocorrido em post no Instagram, o que gerou debate nas redes sociais sobre um possível preconceito com a temática do filme.

Ao UOL, Araújo confirmou a compra de meia-entrada para "Praia do Futuro", mas lembrou que não recebeu o carimbo ao adquirir ingresso com desconto no mesmo cinema para "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", filme de Daniel Ribeiro que também contém temática homossexual. "O aviso não necessariamente é positivo ou negativo, mas quando vi o ingresso carimbado 'avisado' me senti constrangido. Estavam questionando minha decisão", afirmou Araújo, que se disse contente com a repercussão e o debate gerados por seu post.
 

Debandada nas salas de cinema

Segundo Araújo, cerca de dez pessoas deixaram a sessão do filme no Cinépolis de João Pessoa logo após uma cena de sexo entre o ator Wagner Moura e o alemão Clemens Schick. O colunista Anselmo Gois, do jornal "O Globo", relatou episódio semelhante ocorrido no domingo, no Cinemark do Plaza Shopping de Niterói (RJ), onde cerca de 40 pessoas teriam deixado a sala no meio da exibição.

Em "Praia do Futuro", Wagner Moura vive Donato, um salva-vidas da praia de mesmo nome, em Fortaleza. Depois de não conseguir salvar um banhista alemão de afogamento, Donato se envolve com o amigo dele e parte para Berlim, onde decide ficar, deixando para trás o irmão mais novo.

Na página do filme no Facebook, a produtora Coração da Selva fez um post com alguns avisos sobre o longa: "1) Sim, há cenas de sexo gay em 'Praia do Futuro'; 2) Elas são maravilhosas; 3) O filme está em cartaz nos cinemas".

 


De acordo com a assessoria do filme, o relato de Iarlley Araújo foi o primeiro a chegar até os produtores em relação a preconceitos com a temática do filme. À noite, a produção publicou no Facebook um post pedindo que internautas se juntem a uma campanha contra a homofobia. "A gente sentiu que tinha uma reação ao filme que e achou importante se colocar. Não é sobre o fato que aconteceu em João Pessoa em si, mas é um debate importante, e se a gente pode avançar nesse debate, melhor", contou ao UOL o diretor de "Praia do Futuro", Karim Aïnouz.

Em entrevista ao UOL na semana passada, o Aïnouz fez questão de enfatizar que a homossexualidade do personagem de Wagner Moura não é central ao filme, apesar de ser "importantíssima", e disse que acredita que o filme "está suscitando um debate super bacana".

"Eu só torço que essa polêmica seja produtiva. Mas acho que ela já está sendo, já está colocando questões políticas importantes. Eu tinha vontade sim de fazer um filme político nesse sentido. Eu acho que é importante, que tem aí um panorama que precisa ser discutido, porque se fala pouco, mas o Brasil é um dos países mais homofóbicos do mundo", afirmou o cineasta.

Virou meme

A notícia do ocorrido com Araújo em João Pessoa virou meme e deu origem ao tumblr "Tem que Avisar", reunido sugestões de advertências que deveriam ser feitos nas bilheterias do cinema de acordo com o filme em cartaz. Na página, um telespectador de "X-Men", por exemplo, deveria ser avisado de que o filme contém cenas de apologia ao racismo; apologia ao genocídio; apologia à homossexualidade; e incitação à desobediência civil.

O tumblr "Tá Avisado" também aponta outras advertências que deveriam ser feitas pelos cinemas. Em relação a "O Lugar Onde Tudo Termina", o site sugere o seguinte aviso: "Senhor, o senhor está ciente que o Ryan Gosling só aparece até os 30 primeiros minutos do filme? Esteje avisado" (sic).

Meme Praia - Reprodução - Reprodução
Montagem com posts do tumblr Tá Avisado
Imagem: Reprodução