Topo

Neil Patrick Harris não foi um Faustão à altura no Oscar 2015

Chico Barney

Especial para o UOL*

09/02/2015 10h00

É sempre assim: quando o Faustão resolve premiar seus amigos no “Melhores do Ano” do Domingão, a internet e a imprensa vem abaixo reclamando que é uma festa de firma - um prêmio da Globo para a Globo.

Mas o que dizer do Oscar, que é uma premiação concebida e recebida pelas mentes criativas e pelos bolsos poderosos de Hollywood?

A grande diferença que consigo captar é que Neil Patrick Harris, infelizmente, não foi um Faustão à altura neste ano. Se Ellen DeGeneres colocou a “selfie” no mapa em 2014 e Seth Macfarlane foi capaz de manchar um nome que não existia, o jovem Neil foi o arroz em um prato cujo elemento principal era o chuchu.

Não fomos agraciados com nada muito especial no Oscar desse ano.

E talvez a culpa seja das nossas expectativas –afinal, é só uma competição entre filmes. Uma espécie de Olimpíadas inventada pela galera que não conseguia performances muito memoráveis nas disputas que realmente importavam na escola.

Como o tempo ruge e o Teatro Dolby é longo, tivemos o tradicional desfile das mais diferentes agremiações. Alguns destaques da noite:

  • Michael Keaton não ganhou o prêmio de melhor ator, mas com o sucesso de “Birdman” ele certamente se safou de participar da próxima edição da "Fazenda".
  • Falando nisso, espero que todos tenham entendido que o filme é uma livre adaptação da vida de Andressa Urach.
  • Neil Patrick Harris foi o anti-Sniper Americano: atirou para tudo quanto foi lado e não acertou nada. Foi o maior desastre que Hollywood filmou depois de Titanic.
  • Lady Gaga percebeu a crise no mercado musical e agora tenta se reposicionar como uma cantora de raro talento. Por mim, tudo bem.
  • Michael Keaton tem 63 anos –12 a mais que a Mariza do "BBB 15". Dava pra filmar um “Boyhood” nesse ínterim.
  • O rapaz de “Boyhood”, aliás, tá parecendo um Macauly Culkin que continuou na escola.
  • Juliane Moore precisou de 17 anos para ganhar um Oscar –dava pra filmar um “Boyhood” e esperar sair um novo livro de “Game of Thrones” nesse ínterim.
  • A peruca de John Travolta poderia ter concorrido como melhor ator coadjuvante.
  • Maria Beltrão na Globo foi muito melhor do que o evento como um todo. E ela continua escondida na TV a cabo.
  • Rubens Ewald Filho falou que "O Grande Hotel Budapeste" é “uma joiazinha”.

Não entendo direito os motivos que nos levam a gostar tanto de prestigiar o Oscar. As regras são mais obscuras que a NFL e poderíamos ver dois ou três filmes indicados durante o período em que a premiação é exibida.

De qualquer forma, temos mais 365 dias até o próximo Oscar para continuar fazendo o que mais gostamos: dar pitaco no trabalho dos outros.

Fique à vontade para fazer o mesmo nos comentários abaixo.

* Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002