Topo

Crise europeia resulta em filmes sombrios no Festival de Veneza

Michael Roddy e Isla Binnie

04/09/2013 21h08

Um filme italiano sobre um homem que assume trabalhos alheios, exibido nesta quarta-feira (4) no Festival de Veneza, mostrou um lado mais ameno da crise econômica europeia, mas outras atrações da mostra carregam consigo um tom mais sombrio.

"L'Intrepido", de Gianni Amelio, com o humorista Antonio Albanese vivendo um desempregado que ganha a vida substituindo extraoficialmente as pessoas em seus empregos --como pedreiro ou condutor de bonde, por exemplo--, garante algumas gargalhadas e também uma boa dose de reflexão.

Já o grego "Miss Violence" mostra pessoas que tiveram as vidas arruinadas pela pobreza e por suas causas imediatas, como violência e desespero emocional. Outro italiano, o documentário "Sacro Gra", mostra a vida em áreas carentes fora do anel viário romano.

Alberto Barbera, diretor artístico do festival, disse que os curadores ficaram impressionados com a quantidade de filmes sombrios inscritos neste ano. "Os cineastas decidiram encarar o fato de que estamos vivendo um tipo de crise de todos os valores da nossa civilização", disse ele à Reuters.

"Não é só uma questão de crise financeira ... é o fato de que perdemos um sistema de valores que manteve nossas sociedades vivas até agora, e já não o temos mais."

Os reflexos da crise não se limitam à Europa. "Joe", ambientado no sul dos Estados Unidos, mostra um ex-detento (Nicolas Cage) tentando criar um menino num ambiente de pobreza e violência.

Jay Weissberg, crítico da publicação setorial Variety, disse que é notável a presença em Veneza de filmes que falam da pobreza, mas que é surpreendente que esse tema não seja ainda mais prevalente.

"Acho que os filmes gregos ... estão pelo menos obliquamente lidando com a crise de uma forma que a maioria das outras indústrias nacionais não lida", disse ele à Reuters.

"É porque os estúdios acham que ninguém quer ver (a pobreza), porque (o público) quer escapar disso no cinema, ou o quê? Não tenho a resposta."