Topo

Festival de Veneza de 2013 contempla variedade do cinema americano

Do UOL, em São Paulo

28/08/2013 07h00

A 70ª edição do Festival de Cinema de Veneza começa na noite desta quarta-feira (28), com a exibição do filme norte-americano "Gravidade", estrelado por Sandra Bullock e George Clooney. Nas duas semanas que se seguem, a cidade italiana vai apresentar uma variedade de longas e curtas, em competição ou não, que reúne várias nacionalidades. Mas a presença dos Estados Unidos em 2013 foi algo destacado pelo diretor Alberto Barbera ao anunciar as atrações deste ano.

VEJA QUEM COMPETE
NO FESTIVAL EM 2013

"Es-Stouh"

"L'Intrepido"

"Miss Violence"

"Tracks"

"Via Castellana Bandiera"

"Tom À La Ferme"

"Child of God"

"Philomena"

"La Jalousie"

"The Zero Theorem"

"Ana Arabia"

"Under the Skin"

"Joe"

"Die Frau Des Polizisten"

"Kaze Tachinu"

"The Unknown Known"

"Night Moves"

"Sacro Gra"

"Jiaoyou"

"Parkland"

Celebridades teens crescidas com Zac Efron e Lindsay Lohan participam de filmes a serem lançados durante o festival, tanto de novatos como Peter Landesman, que estreia na direção com um longa que retrata o assassinato de John Kennedy sob múltiplos ângulos, como de veteranos do porte de Paul Schrader, roteirista de "Touro Indomável" e "Taxi Driver", que dirige o filme "The Canyons".

Os Estados Unidos ainda são representados por Terry Gilliam, um dos principais nomes da série de humor "Monty Python", que dirige Christoph Waltz no papel de um gênio da computação, além de atores como Tilda Swinton e Ben Whishaw no longa "The Zero Theorem".

Outro país bem representado no evento será o Reino Unido, com filmes como o do diretor Jonathan Glazer, que trará ao evento o longa "Under The Skin", com Scarlett Johansson vivendo uma alien dentro de um corpo humano, perambulando pela Escócia -- e de cabelo preto.

Já o Brasil estará em Veneza em coprodução com a França. O longa "Amazônia", um híbrido de documentário com ficção, não conta com atores humanos, nem com falas ou efeitos especiais. A história, dirigida por Thierry Ragobert e roteirizada pelo brasileiro Luiz Bolognesi ("Uma História de Amor e Fúria"), mostra um macaco que cai de um avião e precisa sobreviver na região de floresta equatorial homônima. Estimado em US$ 20 milhões, o filme conta com tecnologia 3D.

TRAILER LEGENDADO DE "GRAVIDADE"

Competição e mostras

O Leão de Ouro deste ano será disputado por 20 filmes, com destaque para o longa "Child of God", do ator e diretor James Franco, "Philomena", que conta com atuação da experiente Judi Dench, e "Ana Arabia", do aclamado documentarista Amos Gitai.

Além de dirigir "The Canyons", Schrader será o presidente do júri da mostra Horizontes, que tem como proposta a reunião de filmes que exploram novas linguagens para o cinema. Este ano, esta parte do festival irá contar com longas como "Palo Alto", dirigido pela sobrinha de Sofia Coppola, Gia Coppola, que vai estrear na direção em um dos filmes projetados por James Franco para celebrar sua cidade natal.

Fora da competição, o festival italiano contará  -- além de "Gravidade" e "The Canyons" -- com os longas "Unforgiven", estrelado por Ken Watanabe, e "Walesa", sobre o Nobel da Paz polonês Lech Walesa. Este último conta com direção de Andrzej Wajda, cineasta que será homenageado durante o evento, que vai de 28 de agosto a 7 de setembro.