UOL Entretenimento Cinema
 
06/02/2009 - 14h10

Com trama que discute participação alemã no nazismo, "O Leitor" é aplaudido em Berlim

ALESSANDRO GIANNINI
Enviado especial para Berlim
Berlim tem uma relação estreita com filmes que falam da Segunda Guerra Mundial, o nazismo e suas consequências. Este ano, "Operação Valquíria" não veio para o festival, mas "O Leitor", que estreia nesta sexta (6) no Brasil, não escapou ao todo-poderoso local, o diretor artístico Dieter Kosslick. O filme participa do festival sem concorrer a prêmios.

EFE
Kate Winslet divulga "O Leitor" no Festival de Berlim, filme que aborda o nazismo foi bem recebido nesta sexta (6)
VEJA MAIS FOTOS DO SEGUNDO DIA DO FESTIVAL DE BERLIM
MAIS FOTOS DO FILME "O LEITOR"
TRAILER DO FILME "O LEITOR"
LEIA MAIS SOBRE "O LEITOR"

O filme de Stephen Daldry inspirado em romance homônimo de Bernhard Schlinck foi exibido para os jornalistas no Berlinale Palast no início da tarde. A expectativa era grande e não só por conta do tema. Daldry discute a questão da participação da população alemã na tragédia do nazismo. Foi bastante aplaudido, talvez o primeiro aplauso não protocolar da platéia de jornalistas.

Kate Winslet faz o papel da ex-carcereira de campo de concentração que é levada a julgamento e praticamente condenada por suas colegas. O jovem que teve um caso de amor com ela na juventude, interpretado em dois tempos por David Kross e Ralph Fiennes, assiste a tudo atônito, mas é incapaz de ajudá-la.

  • Blog Ilustrada no Cinema: Quando Hollywood atrapalha
  • Thriller sobre bancos abre Festival de Cinema de Berlim
  • "Gaza me interessa mais que a crise", diz presidente do júri Tilda Swinton
  • Cinéfilos viram a noite na fila para comprar entradas
  • "Central do Brasil" foi destaque em 1998; reveja a participação brasileira em Berlim
  • "Tropa de Elite" ganhou o Urso de Ouro em 2008; veja lista dos dez últimos vencedores

    Daldry coloca em questão no filme como fazer justiça e até conceitos filosóficos sobre direito por meio do personagem de Bruno Ganz, um professor universitário que dá aula para o jovem que se envolveu romanticamente com a personagem de Winslet. Não fosse a mão pesada do cineasta para esse tipo de assunto, que sempre o leva a caminhar no terreno do sentimental e melodramático, poderia ser um filme mais digno.

    Vieram a Berlim, além de Daldry, Kate Winslet e Ralph Fiennes. A atriz concorre ao prêmio de melhor atriz no Oscar por seu papel. E os festivais são tradicionalmente boas plataformas de promoção para o prêmio da Academia. Mesmo assim, ela só conseguiu responder a uma pergunta sobre o tema e dizer que "estava muito feliz com a indicação". Ao ser questionada novamente, foi interrompida pelo mediador da entrevista coletiva.

    No entanto, foi permitido a atriz falar sobre as cenas de nudez com David Kross. E também da relação dela com a imprensa de celebridades. Às duas perguntas, ela respondeu como sempre faz. A nudez é algo natural para ela, desde que esteja inserida dentro do contexto do filme. E sobre as fofocas da imprensa, ela não toma conhecimento.
  • Compartilhe:

      Siga UOL Cinema

      Sites e Revistas

      Arquivo

      Hospedagem: UOL Host