Topo

Nolan apresenta ficção científica inspirada em "2001" e "Blade Runner"

Natália Engler

Do UOL, em San Diego (EUA)

24/07/2014 20h14

O ator Matthew McConaughey disse nesta quinta (24) na San Diego Comic-Con que o filme "Interestelar" é o mais ambicioso do diretor Christopher Nolan, conhecido pela trilogia "Cavaleiro das Trevas" de Batman no cinema.

"Eu interpreto Cooper, um piloto, engenheiro, viúvo e pai de dois filhos. Ele recebe uma missão para voltar a ser piloto, que é a maior missão de todas, mas ele vai ter que se afastar dos filhos", disse McConaughey, vencedor do Oscar deste ano por seu papel em "Clube de Compras Dallas". "É o filme mais ambicioso de Nolan."

O diretor também apareceu na Comic-Con, em sua primeira vez no evento, para falar do filme de ficção científica que chega em novembro aos cinemas.

O diretor disse que as principais influências de "Interestelar" são "Blade Runner", de Ridley Scott, e "2001: Uma Odisseia no Espaço", de "Stanley Kubrick".

"O filme é sobre os seres humanos e o que significa ser humano, sobre quem nós somos enquanto seres humanos", disse. "Sempre fui um grande fã de ficção científica, filmes como '2001' deixaram uma impressão forte em mim. Mas na verdade cresci querendo ser astronauta, a ideia de conquistar o espaço me parecia algo da maior grandeza", contou. "E nós nos afastamos disso nos últimos anos. Para mim, a jornada de ir não só para o espaço e para outro planeta, mas para outra galáxia, é a maior jornada para mim."

Um trailer inédito de "Interestellar" foi mostrado durante a apresentação. Nele aparecem mais cenas do personagem de McConaughey indo para o espaço, chegando a outro planeta que lembra a Terra, com um mar e montanhas nevadas. O vídeo insinua uma relação entre ele e a astronauta interpretada por Anne Hathaway e mostra o visual inspirado em "2001", com uma nave espacial circular.