Topo

Garfield se veste de Homem-Aranha e diz que herói também representa "gays, lésbicas e transexuais"

Estefani Medeiros e Natalia Engler

Do UOL, em San Diego (EUA)

19/07/2013 22h00

As luzes se apagaram e um telão se dividiu em três para o lançamento de "O Espetacular Homem-Aranha" na San Diego Comic-Con nesta sexta (19). Um vídeo foi exibido com Andrew Garfiled vestido como Homem-Aranha tentando entrar na convenção de cultura pop e escalando as paredes dos prédios da cidade californiana.

Em clima de brincadeira, Garfield entrou no Hall H, o maior espaço do Centro de Convenções de San Diego, vestido com o uniforme do filme levando o público ao delírio. "A Comic-Con é o único lugar do mundo em que me sinto à vontade. Mas por que concordei em fazer isso?", fez piada.

ATENÇÃO, SPOILERS!


Nas cenas de "O Espetacular Homem-Aranha 2" mostradas no Hall H da Comic-Con na tarde do dia 19, o herói persegue Rino (Paul Giamatti) antes de sua transformação em um colosso superpoderoso. É nessa fuga que o Aranha salva Max Dillon (Jamie Foxx), com jeitão de nerd que passa a adular o herói.

A cena seguinte mostra Dillon trabalhando na Oscorp quando ele é eletrocutado em um acidente e despenca de uma grande altura em um poço cheio de enguias elétricas, começando sua transformação no vilão Electro.

O Duende Verde também ganha espaço... ou melhor, Norman Osborn (Chris Cooper) que, muito doente, recebe a visita de seu filho, Harry (Dane DeHaan), amigo de infância de Peter Parker que volta a Nova York após anos estudando em um internato.

A cena final é um combate entre o Homem-Aranha e Electro na Times Square, quando o vilão absorve toda energia da cidade.

A mocinha Emma Stone não pôde comparecer ao evento e gravou um vídeo da França pedindo desculpas ao público. Como um espetáculo bem ensaiado, o vídeo é cortado por uma transmissão do vilão Electro, gancho para anunciar o ator Jamie Foxx, arqui-inimigo do herói nos quadrinhos da Marvel. "As pessoas me dizem na rua o Homem-Aranha vai chutar seu traseiro", conta, entre risos.

Na apresentação das novidades do filme, que só estreia em 2014, o estúdio Sony também revelou mais imagens do vilão Electro em ação. Em uma delas, ele aparece sugando a energia elétrica de toda a cidade de Nova York, incluindo a famosa Times Square.

Contra o preconceito
Abordado por um fã da plateia, que se disse gay e o elogiou por tratar com carinho a "minoria nerd" no cinema, o protagonista Andrew Garfield afirmou que "O Espetacular Homem-Aranha 2" "é um filme para homens, mulheres, gays, lésbicas e transexuais".

O comentário faz referência a uma polêmica levantada pela entrevista que Garfield deu à revista "Entertaniment Weekly", em que afirmou que Mary Jane (uma das namoradas de Peter Parker nos quadrinhos) poderia ser um garoto. "O que eu disse era mais uma questão filosófica sobre preconceito. Porque eu vejo a orientação sexual, assim como a cor, como uma parte muito pequena da humanidade", explicou o ator, pouco antes do painel no Hall H, em entrevista a jornalistas da qual o UOL participou.

“Quando Stan Lee criou o Homem-Aranha, o excluído era o nerd que não conseguia ficar com as garotas. Mas hoje, com jovens sofrendo preconceito por serem gays, cometendo suicídio, é importante pensar em quem o Homem-Aranha representa".

Para o sucessor de Tobey Maguire na pele do super-heróis da Marvel, o Homem-Aranha “se colocaria em perigo por qualquer um, porque é isto que ele representa, ele representa o oprimido, o excluído, aqueles que sofrem preconceito, o que eu, como um cara branco de classe média, não sei exatamente como é.”

"Ajustes para urinar"

Também na entrevista coletiva que antecedeu a apresentação pública, Garfield brincou com as dificuldades - agora um pouco menores do que no primeiro filme - que tem ao vestir o traje vermelho e azul do herói. "[Na nova versão] Os olhos são maiores, posso ver melhor. Ainda é muito apertado, mas agora eu podia urinar. Este foi um ajuste muito amigável que a figurinista Debbie Lynn Scott fez", contou o ator, ao citar as mudanças na roupa colante.

Depois de ter vivido Peter Parker no filme de 2012, Garfield se disse mais relaxado para a sequência da franquia. "Não dormi nada durante as filmagens, realmente abracei a responsabilidade, tomei para mim as palavras de Stan Lee ["com grandes poderes vêm grandes responsabilidades"], e ainda tomo", disse o astro de 29 anos, referindo-se ao primeiro filme. "Desta vez quis fazer como um atleta e aproveitar os momentos de descanso quando podia. Por sorte, desta vez eu pude, porque criaram uma história que não se apoia só nos ombros do Homem-Aranha, de Peter Parker. Eu pude dormir um pouco mais", contou.

Ainda sobre Lee, o escritor de quadrinhos que criou o Homem-Aranha junto com o desenhista Steve Ditko, o ator lembrou seu primeiro encontro. "A primeira vez que conheci Stan Lee era como estar na frente do Mickey Mouse, ele é tão icônico que parece que nem existe. Fiquei nervoso, meu estômago não estava mais em meu estômago, foi incrível", contou Garfield, fã confesso de quadrinhos.