Topo

Brasil e Coreia fecham acordo de cooperação para produção de cinema

Do UOL, em São Paulo

23/10/2013 11h48

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) fechará nesta quarta-feira (23) um acordo de cooperação com o Kofic (Conselho de Cinema da Coreia do Sul). O documento será assinado pelo diretor-presidente da entidade, Manoel Rangel, durante o fórum de debates "Buscando um Modelo de Colaboração entre a Coreia do Sul e Brasil", parte das atividades da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O acordo busca promover diversidade cultural no campo do cinema e do audiovisual, promover filmes coreanos e brasileiros em festivais de cada um dos países e o desenvolvimento de projetos de coprodução. Além disso, estabelece o início de discussões para um acordo de coprodução.

De acordo com Rangel, uma aproximação do Brasil com o cinema coreano pode "acrescentar bastante" para os dois países. "O cinema coreano ultimamente vem se destacando no circuito internacional e tem hoje um dos mais importantes resultados em termos de market share no seu próprio mercado de salas. Uma aproximação como esta pode acrescentar bastante, pois ambas cinematografias possuem grande know-how criativo e mercados atraentes. Esperamos estreitar mais os laços entre os produtores daqui e de lá, para que eles percebam as oportunidades que podem representar um para o outro”.