Topo

"Todos os meus filmes são engraçados", brinca David Cronenberg

Thiago Stivaletti

Do UOL, em Cannes (França)

19/05/2014 08h57

A entrevista coletiva de “Maps to the Stars”, o novo filme de David Cronenberg, foi a mais concorrida até agora no Festival de Cannes. Ao final do evento, cerca de 20 jornalistas quebraram o protocolo e se atiraram à mesa para pedir autógrafos para Julianne Moore e Robert Pattinson.

Cronenberg foi irônico ao ser perguntado por que decidiu fazer um filme mais próximo da comédia pela primeira vez. "Como assim? Todos os meus filmes são engraçados. As pessoas me diziam: você devia fazer uma comédia. E eu respondia: mas eu não fiz outra coisa a vida inteira", brincou.

O diretor de “Marcas da Violência” defendeu que a loucura humana mostrada em “Maps to the Stars” não se restringe a Hollywood. “Não há nada de repulsivo no cinema, é um mundo fabuloso. Este filme poderia se passar no Vale do Silício, em Wall Street ou qualquer lugar onde as pessoas fossem ambiciosas e tivessem medo”. Mas depois comentou um pouco sobre a grande neurose que é Hollywood. “Essas pessoas estão desesperadas pra existir. Desde que Havana (a personagem de Julianne Moore) entrou nessa indústria, ela tem medo de ser apagada, esquecida, de viver uma morte em vida”, falou.

Um repórter lembrou a Robert Pattinson, o astro de “Crepúsculo”, que ele transou com Juliette Binoche numa limusine em “Cosmópolis” e fez o mesmo com Julianne Moore em “Maps to the Stars”. Perguntou qual delas se saiu melhor. “Dou nota 7 para as duas. Imagina, estou brincando. É claro que foi Julianne”, brincou o ator. Não dava pra responder outra coisa – Julianne estava bem ao seu lado na mesa.

Julianne Moore definiu seu personagem, a estrela decadente Havana Segrand, como uma “adolescente extrema”. “Ela trabalha o tempo todo para externalizar os sentimentos. Cronenberg é um verdadeiro altruísta. Você só tem uma vida no cinema, e tem que aproveitar para trabalhar com os grandes”, elogiou.

“O filme retrata esse ecossistema de medo, ambição e desespero que é Hollywood”, disse John Cusack, que vive o guru Stafford Weiss.