Topo

Com Judi Dench, "Philomena" é premiado em Veneza por melhor personagem gay

Do UOL, em São Paulo

06/09/2013 12h46

O Festival de Veneza, que exibiu o último filme da competição nesta sexta-feira (6), começa a distribuir seus prêmios. Dirigido por Stephen Frears ("A Rainha"), "Philomena" ganhou o Queer Lion para melhor personagem gay.

Estrelado por Judi Dench, forte candidata ao troféu de melhor atriz, o filme retrata a história de uma mãe em busca de seu filho, entregue para adoção 50 anos antes. A atriz também fez parte da franquia "James Bond". 

O filme recebeu longos aplausos quando foi exibido em Veneza, no último sábado (31). Em estilo tragicômico, o filme arrancou risos e lágrimas da plateia e é apontado por críticos como o favorito ao Leão de Ouro. 

O filme também é forte candidato para concorrer a vagas em categorias do Oscar, como roteiro adaptado, atriz para Dench e até melhor filme. A produção ainda não tem data de estreia no Brasil. 

O Festival, realizado há 70 anos, apresentará seus prêmios oficiais neste sábado (7) em uma cerimônia de gala seguida da exibição do filme "Amazonia 3D", produção franco-brasileira.