Topo

Marvel anuncia título da continuação de "Os Vingadores" e possível elo com Homem Formiga

O vilão Ultron, desenhado por John Romita Jr., na série mais recente dos "Vingadores" - Reprodução
O vilão Ultron, desenhado por John Romita Jr., na série mais recente dos "Vingadores" Imagem: Reprodução

Natalia Engler

Do UOL, em San Diego (EUA)

20/07/2013 23h13

O presidente do estúdio Marvel, Kevin Feige, convocou o diretor e roteirista de "Os Vingadores", Joss Whedon, para divulgar um clipe e o título da nova aventura dos super-heróis no cinema. O longa será chamado "The Avengers: Age of Ultron", em referência à inteligência artificial criada pelo doutor Hank Pym, alter-ego do herói Homem Formiga nos quadrinhos. A escolha dá a entender que o personagem pode aparecer na continuação (no ano passado, a Marvel já tinha anunciado um longa solo do Homem Formiga para novembro de 2015), mas, após o painel, Whedon afirmou em um bate-papo com fãs que Pym não aparecerá na nova aventura.

O anúncio, comemorado aos gritos por mais de 6.000 fãs que lotavam o Hall H da Comic-Con neste sábado (20), em San Diego, põe fim aos boatos que colocavam o vilão Thanos, mostrado ao final de "Os Vingadores", como possível inimigo dos herói na aventura que estreia em 2015. Antes da entrada de Whedon, o elenco e produtores de "Guardiões da Galáxia" sugeriram que Thanos deve estar presente na ficção científica que a Marvel coloca dos cinemas no segundo semestre do ano que vem.

Nos quadrinhos, Ultron, a inteligência artificial que surge como vilão do segundo "Vingadores", foi criação do cientista Hank Pym que, ao desenvolver personalidade própria, rebela-se contra seu criador para se tornar um assassino impiedoso que acredita que a vida humana não tem mais lugar na Terra, que seria herdada pelas máquinas numa "Era de Ultron".

A série de quadrinhos mais recente com o título "Age of Ultron" foi um crossover de dez partes publicado pela Marvel em março deste ano.  Na trama, Ultron é mostrado no futuro como o conquistador de uma Terra em ruínas, com todos os heróis refugiados no subterrâneo do planeta. Vários personagens, bons e maus, perdem a vida na tentativa de deter a máquina maligna - e o destino de todos termina nas mãos de Pym, num confronto de criador e criatura.

Ainda é cedo para especular qual seria a trama de "The Avengers: Age of Ultron", mas Whedon já revelou que, além da equipe do primeiro filme, os irmãos mutantes Mercúrio e Feiticeira Escarlate são parte importante da trama.

Thor, Capitão América e Guardiões da Galáxia

A revelação sobre o novo filme dos Vingadores veio como a cartada final de um animado painel promovido pelos estúdios Marvel que trouxe novidades sobre "Thor: O Mundo Sombrio", que estreia em novembro deste ano, "Capitão América: Soldado Invernal", previsto para maio de 2014, e "Guardiões da Galáxia", que acaba de começar a ser filmado e só deve estrear em agosto do ano que vem.

Caracterizado como Loki, o irmão mal-criado de Thor, o ator Tom Hiddlestone abriu o evento fazendo uma entrada triunfal no Hall H. O vilão "expulsou" do palco o todo-poderoso presidente do estúdio, Kevin Feige, e fez um monólogo pedindo que o público se rendesse a ele.

Na sequência, apresentou um novo trailer de "Thor - O Mundo Sombrio". No início do vídeo, somos jogados em uma cena de batalha em que Thor (Chris Hemsworth) salva o dia com seu martelo. Em seguida, o herói se reúne com Jane Foster (Natalie Portman) em uma Londres sob ataque. Vemos ainda Thor pedir ajuda de seu irmão Loki para combater o exército de elfos negros, e ser traído por ele, que entrega o herói aos inimigos.

Em seguida, Feige trouxe ao palco a equipe de "Capitão América 2 - O Soldado Invernal", incluindo Chris Evans, Scarlett Johansson, Samuel L. Jackson e Coby Smulders.

Evans, que faz o papel do herói, afirmou que no novo filme seu personagem está se adaptando ao mundo atual. "Ele tem muita dificuldade em entender uma realidade em que, para proteger as pessoas, viola-se alguns de seus direitos fundamentais", disse.

  • Ethan Miller/AFP

    O ator Dave Bautista, que será Drax, o Destruidor, diz que chorou ao ser escolhido e ainda mostrou que é fã das antigas dos gibis da Marvel

No trecho do filme apresentado aos fãs da Comic-Con, vemos o Capitão América ser emboscado por um grupo de mercenários em um elevador. Depois, a ação volta-se para o QG da S.H.I.E.L.D com Nick Fury, onde o Capitão luta ao lado da Viuva Negra e do Falcão (Anthony Malcon). "Natasha (Romanoff, a Viúva Negra, interpretada por Scarlett) e Capitão América dividem esse filme. É um filme dos dois", explicou Feige. O vídeo também apresenta o Soldado Invernal, vilão que dá nome ao filme, vivido por Sebastian Stan.

Por fim, a Marvel também trouxe ao palco o diretor James Gunn e o elenco do filme "Guardiões da Galáxia": Chris Pratt (Star-Lord), Zoe Saldana (Gamora), Dave Bautista (Destroyer), Benicio Del Toro (The Collector), Lee Pace (Ronan The Accuser), Djimon Houson, Michael Rooker (Youndu) e Karen Gillian (Nebula), que revelou ter raspado o cabelo

Grandalhão e musculoso, Bautista contou que fez o teste seis ou sete vezes e disse que chorou quando conseguiu o papel. Há dez dias do início das filmagens, em Londres, Del Toro falou pouco sobre seu personagem, mas garantiu que leu o roteiro e que trata-se de "uma ótima história".