Topo

Filme com ex-dançarina de boate de 60 anos abre a mostra Un Certain Regard

Thiago Stivaletti

Do UOL, em Cannes (França)

15/05/2014 15h25

Se nos últimos anos Cannes escolhia sempre um diretor estrelado para abrir a mostra Un Certain Regard, como Sofia Coppola, Gus Van Sant ou Manoel de Oliveira, este ano (talvez por falta de grandes nomes) os organizadores optaram por um primeiro filme francês, de três diretores iniciantes, estrelado por uma ex-dançarina de boate na casa dos 60 anos.

“Party Girl” é estrelado por Angélique Litzenburger, que encena como ficção a sua própria vida, ao lado dos seus parentes de verdade. Como indica o título, ela foi dançarina de boate quando era mais jovem e, agora aos 60, continua uma grande baladeira, frequentando toda noite o bar onde trabalhou.

O filme não deixa claro, mas tudo indica que Angélique também trabalhou como garota de programa – um de seus três filhos é de pai desconhecido. Michel, um de seus ex-clientes, decide pedi-la em casamento – mas mesmo aos 60, ela não parece disposta a abandonar a balada.

Um dos diretores do filme, Samuel Theis, é filho de Angélique. “Nós partimos de um evento real, o casamento atípico que ela fez há alguns anos. Com quase 60 anos, essa união levantava algumas questões. Era como o balanço de uma vida, de uma mulher que só conhecia o mundo da noite e que decidiu se acalmar mais tarde na vida. Era uma situação formidável de filmar”, dizem os diretores – além de Theis, Claire Burger e Marie Amachoukeli, colegas na escola francesa de cinema Fémis.

Neste ano, a mostra Un Certain Regard vai exibir, entre outros títulos, o trabalho de três atores atrás das câmeras: “Lost River”, primeiro longa do canadense Ryan Gosling (“Drive”); “The Blue Room”, do francês Mathieu Amalric (“O Escafandro e a Borboleta”); e “Incompresa” (Incompreendida), da italiana Asia Argento (“Triplo X”).