Topo

Mulher não pode ser protagonista depois de certa idade, diz Binoche

Michael Roddy

De Cannes

23/05/2014 18h07

No filme "Clouds of Sils Maria", de Olivier Assayas, Juliette Binoche confronta uma questão que toda atriz um dia tem que encarar: o que acontece quando as ofertas de papéis que se recebe são para mulheres mais velhas, e não mais para a de estrela?

Os homens, como Harrison Ford, Arnold Schwarzenneger e Sylvester Stallone provaram na divulgação de "Os Mercenários 3" em Cannes, no último fim de semana, que podem continuar a interpretar heróis de ação aos 60 ou 70 anos.

Mas uma mulher não pode fazer papel de protagonista depois de uma certa idade, nem deveria querer, disse Binoche, que alcançou fama mundial em filmes como "O Paciente Inglês" que lhe rendeu o Oscar de melhor atrize "Chocolate" em entrevista à imprensa após a exibição.

Seu filme foi o último dos 18 que competem pela Palma de Ouro a ser exibido antes do anúncio dos principais prêmios no sábado.

"Imagine se durante 40 anos você fizer o papel de uma de 20 anos, você ficaria entediada", declarou a francesa. "Claro que não se pode fazer os mesmos papéis o tempo todo."

No filme, Binoche interpreta Maria Enders, atriz cuja carreira se parece com a sua e que está na casa dos 40 anos.

O primeiro grande sucesso de Enders foi uma jovem agressiva que é empregada por uma executiva de meia idade e dona de uma empresa. Ela seduz a chefe e a destrói.

A produção de Assaya mostra a personagem de Binoche sendo requisitada a fazer o papel da executiva 20 anos mais tarde, enquanto uma jovem atriz norte-americana (Chloe Grace Moretz, da franquia "Kickass"), ávida pela fama, assume o papel da rival destruidora.

Enders tem muita dificuldade para aceitar interpretar a mulher mais velha, mas à medida que o filme progride faz as pazes com o papel e percebe que pode trazer para ele algo que nenhuma jovem pode.

"Acho que quanto mais experiência você tem, mais se concentra nas questões realmente importantes, você se abre, amadurece, torna-se mais habilidosa, mais afiada", disse Binoche.