Topo

Depois do clipe de Bowie, Tilda Swinton vive vampira em "Only Lovers Left Alive"

Thiago Stivaletti

Do UOL, em Cannes (França)

25/05/2013 09h13

Depois de viver a esposa suburbana de David Bowie no clipe de “The Stars (Are Out Tonight)”, Tilda Swinton ressurgiu mais Bowie no que nunca neste sábado (25) no Festival de Cannes. Com cabelo curto e um belo topete loiro, ela veio falar sobre sua personagem vampira em “Only Lovers Left Alive”, de Jim Jarmusch, em competição no festival.

No filme, ela é Ewa, uma vampira que há mais de 60 anos não vê seu amado, o vampiro Adam (Tom Hiddlestone, de “Thor”), hoje um roqueiro que vive isolado em sua casa em Detroit. O filme oscila entre uma doce melancolia e momentos muito engraçados, quando o casal cita as celebridades históricas com quem conviveram ao longo dos séculos, incluindo o grande rival de Shakespeare, Christopher Marlowe (John Hurt), um vampiro que ainda anda por aí.

“Para algumas pessoas é um filme de vampiro, para outras um conto de fadas, e para outros é um documentário”, brincou Tilda. “Os vampiros têm esse grande potencial da vida eterna. Me fascina pensar nesse tipo de vida, poder existir como criaturas invisíveis aos olhos dos outros”, disse.

Tilda acalentava há sete anos esse projeto com o diretor Jim Jarmusch. “É difícil saber quando as coisas acontecem. Às vezes, parece que tudo se passa ao mesmo tempo. O clipe com Bowie, por exemplo – às vezes tenho a impressão de que o gravamos há dez anos.”

Cogumelos no YouTube
O americano Jim Jarmusch, conhecido por filmes como “Flores Partidas”, fez piada sobre os motivos que o levaram a esse novo gênero. “Ouvimos dizer que podíamos ganhar dinheiro com vampiros”, brincou. “Eu queria dar uma nova visão do vampiro, algo diferente de Bela Lugosi. Adam e Ewa são outsiders porque estão frustrados com os seres humanos, tristes pelo que eles fazem.”

Por duas vezes, os vampiros citam o YouTube no filme. “Amo o YouTube. Você pode ver uma palestra de John Cage sobre a utilidade dos cogumelos ou Frank Zappa usando uma bicicleta como instrumento musical. Fico entediado com a TV, que tem uma programação normal com comerciais”, disse o diretor.

Tom Hiddlestone, que vive o Loki em “Thor” e “Os Vingadores”, disse que estava cansado dos papéis de soldado e de vilão nos filmes de super-heróis. “Adam e Ewa são criaturas muito sofisticadas. Se você os visse passando pela rua, eles se destacariam no meio das pessoas. Mas são apenas como duas pessoas que se amam, e que por acaso são também vampiros.”