Topo

Filme japonês "Wara No Tate" é aplaudido e vaiado após exibição em Cannes

Alexandria Sage

Cannes

20/05/2013 11h50

O diretor japonês Takashi Miike deu à última semana do Festival de Cinema de Cannes um início explosivo nesta segunda-feira (20), com o suspense policial de grande orçamento "Wara No Tate" em um nítido contraste com os filmes mais intensos e íntimos exibidos até agora.

Normal para Cannes, onde as paixões dos críticos ficam exaltadas, tanto aplausos exuberantes como vaias soaram depois de uma exibição para a imprensa de "Wara No Tate" ("Escudo de Palha", em tradução livre), um dos 20 concorrentes que disputam a Palma de Ouro, concedida no domingo.

Miike, cuja última aparição na vitrine mais importante do cinema mundial foi em 2011, disse que a decisão da comissão de seleção em incluir seu filme policial na competição principal veio como um choque.

"Quando eu soube que este filme foi selecionado, fiquei muito surpreso, fiquei realmente surpreso", disse Miike a jornalistas antes de sua estreia oficial nesta segunda-feira à noite.

"Se eu ganhar o Palma de Ouro, ficarei feliz, é claro", disse ele. "Mas eu realmente não acho que este é um filme feito para a Palma de Ouro. Mas estou satisfeito em saber que um tipo bem diferente de filme, uma outra classe de filme está na seleção."

Filme japonês é vaiado em Cannes

A meio caminho do festival, os críticos têm visto um variado leque de filmes, da ode peculiar à música folk de Ethan e Joel Coen "Inside Llewyn Davis", ao poderoso "Heli", de Amat Escalante, sobre a guerra das drogas no México.

A competição também inclui o intenso drama psicológico "Le Passé", dirigido pelo iraniano Asghar Farhadi, cujo "A Separação" ganhou o Oscar de melhor filme em língua estrangeira.

Lançamentos ansiosamente aguardados para esta semana incluem "Behind the Candelabra", do diretor norte-americano Steven Soderbergh, sobre o pianista Liberace e estrelado por Michael Douglas, e "La Venus a la Fourrure" ("Venus in Fur"), de Roman Polanski, sobre uma atriz tentando convencer um diretor a lançá-la em seu último peça.