Topo

Polícia esvazia set de filmagem em Cannes após disparos de balas de festim

Do UOL, em São Paulo*

17/05/2013 17h13Atualizada em 17/05/2013 20h27

Um tumulto se instaurou nesta sexta-feira (17) em Cannes, onde acontece o tradicional festival de cinema da cidade francesa. Testemunhas relataram ouvir barulhos de tiro na área onde ocorre o evento. Um homem foi preso e ninguém ficou ferido.

Os atores Christoph Waltz e Daniel Auteuil, que participavam de um programa ao vivo do canal francês Plus, foram retirados às pressas do local. A plateia do set de filmagem do programa também foi esvaziada.

De acordo com testemunhas, um homem postado entre os curiosos que assistiam a transmissão disparou duas vezes para o alto com uma pistola de festim .

"Foi um indivíduo de 42 anos que utilizou sua arma nas proximidades do estúdio. Era um desequilibrado que logo foi detido pela polícia", declarou à AFP Marcel Authier, diretor do Departamento de Segurança Pública (DDSP) dos Alpes Marítimos.

O apresentador do canal retomou a transmissão minutos após o incidente e afirmou que a polícia havia prendido o invasor.

"Os guarda-costas saltaram as barreiras para o meio da multidão e o empurraram no chão. A polícia chegou a dizer a todos para correrem, porque havia uma granada na mão dele", disse a testemunha Arthur Laiguesse à Reuters.

Autoridades disseram que a polícia depois determinou que a granada era falsa, e que o suspeito também portava uma faca. "Realmente parece ser um maluco", disse uma fonte policial.

De acordo com a polícia, o homem está sendo interrogado pelas autoridades francesas.

Veja o momento dos tiros de festim em Cannes

Roubo de joias
Mais cedo, a polícia informou que joias avaliadas em mais de US$ 1 milhão (cerca de mais de R$ 2 milhões), que seriam emprestadas a atrizes durante o festival, foram roubadas na quinta-feira à noite. O roubo aconteceu no quarto de um funcionário da joalheria Chopard, no hotel Novotel, no centro da cidade.

Os ladrões desmontaram o cofre e levaram as joias, destinadas a personalidades que iriam exibi-las ao subir a famosa escada que conduz ao Palácio do Festival, detalhou a polícia.

*Com agências internacionais