Topo

Filme sobre genocídio no Camboja ganha mostra "Um Certo Olhar" em Cannes

Do UOL, em São Paulo*

25/05/2013 15h07

O filme "L'Image Manquante" ("The Missing Picture"), de Rithy Panh, levou o prêmio máximo da mostra "Um Certo Olhar" no Festival de Cannes neste sábado (25).

O documentário, que usa pequenas figuras de barro para contar a história de como a família do cineasta cambojano sucumbiu sob o regime do Khmer Vermelho, ganhou o prêmio na segunda competição mais importante do festival. "L'Imagem Manquante" estava entre os 18 filmes que estrearam na categoria "Un Certain Regard", criada para incentivar cineastas emergentes e inovadores, ocorrendo de forma paralela à principal competição de Cannes.

O prêmio foi outorgado por unanimidade, explicou hoje na cerimônia de entrega o presidente do júri desta mostra, o cineasta dinamarquês Thomas Vinterberg.

Panh dedicou seu prêmio ao cineasta iraniano Jafar Panahi, que está em prisão domiciliar por rodar um filme sem permissão de seu governo após ser condenado em 2010 a seis anos de prisão e 20 de inabilitação profissional.

"Omar", de Hany Abu-Assad, que fala sobre o conflito Palestina-Israel ficou com o segundo lugar. O vice-campeão é um thriller político envolvendo palestinos que vivem sob ocupação israelense no qual um jovem padeiro, Omar, é torturado pela polícia secreta de Israel para trair seus amigos.

A melhor direção para os júris dessa mostra foi a do francês Alain Guiraudie por seu trabalho em "L'inconnu du Lac", sobre uma relação entre dois homens

O prêmio Future Award foi entregue para a Forest Whitaker, que produziu "Fruitvale Station", dirigido por Ryan Coogler. O troféu Talent Award, de melhor elenco, ficou com "La Jaula de Oro" do diretor mexicano Diego Quemada-Diez.

A mostra teve entre os jurados a brasileira Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio. Ao lado dela, analisaram os filmes as atrizes Zhang Ziyi e Ludivine Sagnier e do produtor espanhol Enrique Gonzalez Macho.

Dezoito filmes foram selecionados para a mostra "Um Certo Olhar". A nova produção de Sofia Coppola, "The Bling Ring", abriu a seleção, mas não participou da disputa.

Veja os filmes da mostra "Um Certo Olhar":
"Omar", de Hany Abu-Assad
"Death March", de Adolfo Alix Jr.
"Fruitvale Station", de Ryan Coogler
"Les Salauds", de Claire Denis
"Norte, Hangganan NG Kasaysayan", de Lav Diaz
"As I Lay Dying", de James Franco
"Miele", de Valeria Golino
"L'inconnu du Lac", de Alain Guiraudie
"Bends", de Flora Lau
"L'Image Manquante", de Rithy Panh
"La Jaula de Oro", de Diego Quemada-Diez
"Anonymous", de Mohammad Rasoulof
"Sarah Préferè La Course", de Chloé Robichaud
"Grand Central", de Rebecca Zlotowski
"My Sweet Pepperland", de Hiner Saleem
"Tore Tanzt", de Katrin Gebbe
"Wakolda", de Lucia Puenzo

*com informações de agências internacionais