Topo

Curtas de Cannes: Até agora, irmãos Coen são os preferidos dos críticos para a Palma

Thiago Stivaletti

Do UOL, em Cannes (França)

22/05/2013 09h24

Todo ano, a revista “Screen” publica diariamente em Cannes uma tabela com cotações de nove críticos internacionais para os filmes da competição.

Entre os 12 filmes já avaliados de um total de 20, “Inside Llewyin Davis”, a comédia dos irmãos Joel e Ethan Coen sobre um cantor fracassado de folk dos anos 60, recebeu a melhor nota até agora – 3,3.

Em segundo, aparece o chinês “A Touch of Sin”, de Jia Zhang-Ke, com 3, e dois filmes empatados com nota 2,8: o francês “Le Passé”, de Asghar Farhadi, mesmo diretor do iraniano “A Separação”; e “Behind the Candelabra”, de Steven Soderbergh, biografia do pianista Liberace estrelada por Matt Damon e Michael Douglas.

O mais mal avaliado da lista é o policial japonês “Wara No Tate" ("Shield of Straw”), de Takashi Miike, com nota 1,3.

O fantasma de Cronenberg
Depois de concorrer à Palma no ano passado com “Cosmópolis”, David Cronenberg se prepara para rodar em julho em Toronto e Los Angeles seu novo filme, “Maps to the Stars”. Trata-se de uma história de fantasmas que tem como pano de fundo uma crítica à obsessão pelas celebridades.

Cronenberg vai retomar sua parceria com Robert Pattinson (“Crepúsculo”) e inclui no elenco Julianne Moore, John Cusack e Mia Wasikowska. As informações são da “Hollywood Reporter”.

Setentão em forma
Aos 76 anos, Robert Redford não para. Ele deve desembarcar em Cannes para lançar seu novo filme como ator, “All is Lost”, exibido fora de competição.

E acaba de anunciar seu próximo filme como diretor, a comédia “A Walk in the Woods”, na qual viverá um escritor que, para reencontrar a criatividade, decide fazer a perigosa Trilha Apalache, no Leste americano, que segue da Georgia até o Maine. Ao seu lado, ele tem como companhia um amigo acima do peso e que tenta largar a bebida (Nick Nolte).

Babel versão comédia
Sumido de Cannes desde “Biutiful”, que concorreu à Palma em 2010, o mexicano Alejandro González Iñárritu, de “Amores Brutos” e “Babel”, também se arrisca na comédia.

Prevista para 2014, “Birdman” é a história de um ator hoje fracassado que já viveu um super-herói nas telas. Ele precisa superar seu ego e os problemas de família para montar uma peça na Broadway que pode devolver-lhe o sucesso.

O elenco numeroso inclui Michael Keaton, Naomi Watts, Edward Norton, Emma Stone e Zach Galifianakis, o gordinho Alan de “Se Beber, Não Case”.