Por mais que tentemos evitar, fica difícil chegar aos filmes sem qualquer informação prévia. No caso dos títulos abaixo, a expectativa era baixa por razões diferentes. No caso de "Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto", Sidney Lumet estava em débito havia muitos anos - mais precisamente desde "Negócios em Família" (1989). No que diz respeito a "Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei", o ator Ed Harris se lançava como diretor pela segunda vez e em um faroeste - gênero reconhecidamente difícil. Com "Efeito Dominó", a questão era com o ator Jason Statham, o "astro neandertal" por excelência do cinema britânico, ator preferido para os filmes de ação movidos a testosterona e explosões. Enfim, "Wall-E" tinha como grande aviso de "cuidado" a sua sinopse: "Em um mundo devastado, um robô de reciclagem de lixo descobre o amor". Em todos os casos, a desconfiança foi superada pela grata surpresa.
Com uma produção prolífica dividida preferencialmente entre a televisão e o cinema, Sidney Lumet não prima pela constância. É inegável, no entanto, um traço de excelência técnica e a escolha de temas relevantes em seus trabalhos. "Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto" está entre seus grandes momentos, aqueles em que suas habilidades e a estrela dos atores com quem trabalha entram em conjunção. Novamente, a família está no centro da trama. Desta vez a de dois irmãos em dificuldades financeiras, personagens de Phillip Seymour Hoffman e Ethan Hawke, que decidem dar um golpe nos próprios pais e acabam se dando muito mal. Uma tragédia shakespeareana moderna que também fala muito sobre um estado de coisas caótico, sem ética e cavalheirismo, que rege a vida nas sociedades modernas. A barbárie, parece dizer Lumet, chegou à civilização.
Há anos o faroeste vem sendo revisitado pelos cineastas americanos e em quase todas as ocasiões recentes em que isso aconteceu o que se falou é que o diretor tal "renovou o gênero". Ed Harris, que estreou na direção com "Pollock" (2000), a cinebiografia difícil de um personagem igualmente difícil, volta à função com um gênero idem. "Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei" renova o faroeste tanto quanto velhos clichês criados por nomes como Howard Hawks, John Ford, Fred Zinnemann e Nicholas Ray para falar de valores que foram banalizados pela vida moderna e se perderam na correria do cotidiano, entre os quais um certo cavalheirismo, a lealdade, a ética e outros que se perderam no tempo. Este é o maior valor da história protagonizada pelo próprio Harris, pelo igualmente grande Viggo Mortensen e por Renée Zellwegger.
O australiano Roger Donaldson não era um completo desconhecido quando dirigiu Kevin Costner no impressionante "Sem Saída" (1987). Britânicos e americanos o conheciam por causa de alguns filmes de temática política, sempre atrelados a astros emergentes, como Anthony Hopkins, Mel Gibson e outros nomes. Em "Efeito Dominó" ele volta à política e aposta em Jason Statham, a versão britânica de Stallone e Scharzenegger. Donaldson coloca Statham na pele do líder de uma quadrilha de roubo a bancos reunida para um crime que durante anos foi abafado pela mídia inglesa. Em 1971, ao entrar em um banco da Baker Street, junto com uma fortuna em dinheiro e jóias, os ladrões levaram também documentos comprometedores para gente graúda. E não é que Statham desempenha muito bem e segura sozinho boa parte do filme?
Das produções recentes da Pixar, "Wall-E" foi a que mais problemas trouxe para a parceira da Disney. O diretor do filme, Andrew Stanton, foi obrigado a refazer seqüências inteiras por não funcionarem direito no filme. Ele mesmo explicou o que aconteceu a jornalistas do mundo inteiro - UOL Cinema incluído - quando a animação foi lançada em DVD no fim do ano. "Não havia como aquelas seqüências se encaixassem se não fizessemos algo para explicá-las", disse ele. "Ficaria sem sentido." Com todos os percalços, o filme de Stanto está nas listas de melhores dos principais críticos americanos e é forte candidato a uma indicação ao Oscar de melhor animação. Além de carregar uma mensagem ecologicamente correta, a história do robozinho de reciclagem de lixo que se apaixona por uma moderna robô de pesquisa esconde referências sofisticadíssimas para quem gosta de cinema e sabe apreciar boas idéias.