UOL Entretenimento Cinema
 

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Durante anos, George Lucas e Steven Spielberg lutaram para ressucitar o arqueólogo Indiana Jones. Primeiro, veio o roteiro. Muito tempo e papel foram gastos busca de uma trama que os satisfizesse. Depois, Harrison Ford demorou a "aceitar" o convite para reviver o personagem - na verdade, o impasse estava nos zeros de seu cachê. Quando finalmente assinaram o contrato, começaram a surgir notícias sobre o plot e um sucessor, Shia Laboeuf, que ninguém sabia quem era. Tudo estudado estrategicamente para criar curiosidade e fazer com que os cinemas lotassem na estréia. Quando isso finalmente aconteceu, parece que o estratagema ficou evidente. Na verdade, "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" retoma uma fórmula que funcionou para a trilogia inicial no contexto da época em que os filmes foram lançados. Além disso, os primeiros títulos tinham um apego ao artesanal que parece ter se dissipado completamente.

As Duas Faces da Lei

Robert De Niro e Al Pacino surgem aqui como veteranos detetives na Divisão de Homicídios da polícia de Nova York. Dirigido por Jon Avnet, cujo grande feito foi a comédia de humor negro "Tomates Verdes Fritos", o filme mostra como os parceiros se comportam quando criminosos perseguidos por eles no passado aparecem mortos. O roteiro de Russell Gewirtz, o mesmo de "Um Plano Simples", de Spike Lee, faz a sua parte, apesar de um certo esquematismo na composição dos detetives. Avnet, ao contrário, parece abdicar completamente de sua função e aposta tudo na competência e na fama de seus dois ilustres amigos. Dessa forma, os clichês se repetem, os truques dos dois atores afloram e todas as armadilhas escondidas nos meandros do roteiro por Gewirtz parecem gritar.

Arquivo X - Eu Quero Acreditar

Mais um exemplo de personagens e mitos que envelheceram mal. Inspirado na série "Arquivo X", criada por Chris Carter, que assina a direção, o filme reúne os agentes Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) em uma nova investigação que envolve assassinatos, desaparecimentos e um ex-padre acusado de pedofilia. Mesmo ao tratar de temas urgentes e de colocar em questão assuntos como os dogmas da Igreja, "Arquivo X - Eu Quero Acreditar" perdeu a graça, no sentido de que os personagens e atores que realmente transformaram o programa de televisão em mito praticamente não se mexeram em direção a lugar algum. E no caso deste filme continuam pisando em falso.

Speed Racer

Com fãs de todas as idades em várias gerações, Speed Racer é um dos personagens de desenho animado cuja adaptação para o cinema era mais antecipada. Embora a série tenha sido criada nos anos 60, o projeto do filme só começou a circular por Hollywood nos anos 80. Antes de chegar às mãos dos irmãos Wachowski, passou por muitos executivos em vários estúdios. O resultado final é muito próximo do desenho, com um colorido vivo, muitos personagens, trama mirabolante e vários desafios á logica e à física. Quem esperava algo que transcedesse os desenhos, ficou a ver navios.

O Incrível Hulk

Com cenas filmadas em favelas do Rio de Janeiro, "O Incrível Hulk" prometia ser um "upgrade" em relação a "Hulk", dirigido por Ang Lee e execrado pelos fãs de quadrinhos. Nem a legião de nerds que renegou o ótimo trabalho de Lee e nem Edward Norton, que assumiu o papel de Bruce Banner, conseguiram evitar o desastre em torno dessa variação mal acabada da série de televisão. Norton, no fim das contas, brigou com a produção e simplesmente desaparaceu na etapa promocional do filme.

Max Payne

Inspirado em um videogame de popularidade mundial, Max Payne tinha tudo para se tornar um dos grandes blockbusters do ano. Um elenco fantástico, com Mark Whalberg na pele do personagem título e a nova Bond Girl, Olga Kurylenko, no de seu par feminino. E muito dinheiro para gastar em efeitos especiais. O resultado é catastrófico, com uma trama complexa e, no mais das vezes, sem o menor sentido.

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host