Topo

Filme sobre Pelé terá como foco a "construção da lenda"

O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé  - Arquivo Folhapress
O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé Imagem: Arquivo Folhapress

Cannes

15/05/2013 15h50

O jogador Pelé esteve em Cannes para apresentar um projeto de filme sobre sua vida durante o festival de cinema que agita a Riviera Francesa nesta quarta (15). De acordo com o produtor Brian Grazer, o filme deve chegar aos cinemas "algumas semanas antes do mundial." 

A película, dirigida pelos irmãos Zimbalist, estaria ainda em fase de pré-produção, vai ter entre os produtores o próprio Pelé e vai mostrar a trajetória do jogador até o sucesso na Copa do Mundo da Suécia, em 1958. Grazer disse ainda que o longa terá como foco a "construção da lenda de Pelé desde a infância, quando jogava usando laranjas como bolas, até os 17 anos", quando o Brasil conquistou seu primeiro título mundial.

"Vou confiar no grupo, consciente de que o sucesso de um é o sucesso de todos e vice-versa. Eu estava acostumado a fazer isso em campo e não tenho nenhuma razão para não confiar inteiramente nos dois autores, dos quais eu aprecio muito o trabalho e a criatividade", declarou Pelé, que se disse "muito curioso" para assistir ao filme.

O intérprete da película ainda não foi escolhido, mas os produtores gostariam que ele fosse brasileiro, o que seria "uma garantia quase automática que ele saiba ao menos fazer embaixadinhas". 

Pelé é contra a Privatização do Maracanã 

Na entrevista, o ex-jogador declarou que é "contra a privatização do Maracanã", que, segundo ele, deve ser "do povo, para o povo brasileiro". "Não estou de acordo com o projeto", declarou o Rei, de 72 anos, que foi muito assediado pelos fãs na Croisette, a famosa orla onde se turistas 'tietam' estrelas de cinema durante o festival. O estádio, que será palco da final da Copa do Mundo de 2014, será administrado por 35 anos por um consórcio privado formado pela construtora Odebrecht, a empresa de marketing esportivo IMX, de Eike Batista, e a americana AEG, que atua no setor de entretenimento.

A assinatura do contrato chegou a ser suspensa um dia depois do anúncio do vencedor da licitação por conta de "ilegalidades" constatadas pelo Ministério Público, mas o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acabou derrubando a liminar na última segunda (15). O Maracanã foi palco de um dos momentos mais emocionantes da carreira jogador, seu milésimo gol, marcado com o Santos contra o Vasco no dia 19 novembro de 1969.

Pelé também reconheceu que "houve alguns problemas" na organização, mas disse "acreditar que o país estará pronto" para receber a competição. O filme sobre o ex-craque começará a ser gravado em agosto no Rio e a estreia está prevista para junho de 2014, pouco antes da abertura da Copa, informaram os diretores, os irmãos americanos Michael e Jeff Zimbalist.

Pelé preferiu não arriscar um palpite sobre o vencedor da Copa. "Ninguém pode saber. O Brasil tem os melhores jogadores, mas não sabe trabalhar como equipe, não joga como equipe. Eles precisam aprender a jogar juntos", lamentou.

Sem criticar explicitamente a convocação de Luiz Felipe Scolari, que deixou Ronaldinho de fora da lista dos jogadores que vão disputar a Copa das Confederações, o Rei declarou que ao lado Neymar, o meia do Atlético Mineiro era o melhor jogador do Brasil na atualidade. "Ronaldinho é um grande jogador e Neymar é um astro. Mas Neymar precisa ganhar mais experiência jogando fora do país", opinou. "Fora do Brasil, o melhor é o Messi", disse, sem surpresas, o eterno camisa 10 da seleção.

* com informações da ANSA.