Topo

Curtas de Cannes: Von Trier usa dublê pornô e efeitos digitais em "Nymphomaniac"

Primeira foto de "Nymphomaniac" mostra atores em poses sugestivas - Divulgação
Primeira foto de "Nymphomaniac" mostra atores em poses sugestivas Imagem: Divulgação

Thiago Stivaletti

Do UOL, de Cannes (França)

21/05/2013 11h51

A sombra de Lars Von Trier paira este ano sobre Cannes. "Nymphomanic", o seu misterioso épico pornô em duas partes sobre a vida de uma ninfomaníaca, não teria ficado pronto a tempo para o festival – mas as notícias que vão sendo publicadas sobre o filme só fazem aumentar a curiosidade.

Nesta terça-feira (21), a revista "Screen" publicou algumas declarações da produtora do filme, Louise Veth, segundo a qual o diretor está combinando a atuação de estrelas como Uma Thurman e Shia Labeouf com a performance pornográfica de atores pornôs.

"Filmamos os atores fingindo que estão fazendo sexo, depois filmamos os dublês fazendo sexo de verdade, e misturamos os dois na pós-produção digital. Da cintura pra cima será o ator, e da cintura pra baixo será o dublê", afirmou.

"Nymphomaniac" está previsto para estrear apenas em dezembro na Dinamarca, mas ainda não está descartada a sua primeira exibição num festival de grande porte como Veneza.

O sono de Apichatpong
Mesmo com mais de 50 filmes sendo exibidos na seleção oficial e nas mostras paralelas de Cannes, os cinéfilos e a imprensa já começam a especular sobre os filmes que devem aparecer no festival em 2014.

Vencedor da Palma em 2010 com "Tio Boonmee que pode recordar suas vidas passadas", o tailandês Apichatpong Weerasethakul prepara seu novo filme, a história de 27 soldados que são contaminados por uma misteriosa doença do sono no norte da Tailândia, ao longo do rio Mekong.

Por ora, Apichatpong pretende chamar seu filme de “O Cemitério dos Reis”. Mas ele pode mudar de idéia para não ter problemas com o temperamental rei da Tailândia, Rama IX.

Scorsese passa o chapéu
Martin Scorsese esteve em Cannes e fez alguns eventos com distribuidores internacionais para vender seu novo filme, “Silence”, atualmente em pré-produção. “Silence” vai contar a história de dois padres jesuítas que enfrentam muita violência ao tentar catequizar novos fiéis no Japão do século 17. O elenco terá Andrew Garfield (de “A Rede Social” e “O Espetacular Homem-Aranha”) e Ken Watanabe (“A Origem”).

Scorsese já finaliza “O Lobo de Wall Street”, em que Leonardo DiCaprio vive um executivo corrupto na meca financeira de Nova York. O filme estreia em dezembro no Brasil.

Depois de “Silence”, o diretor deve promover o reencontro de Al Pacino com Robert De Niro no policial “The Irishman”.

Caipirinha e tecnobrega
Na noite da última segunda, Gaby Amarantos foi a atração da festa do Brasil na praia de Cannes, patrocinada pela Cinema do Brasil. A diva paraense do tecnobrega empolgou convidados brasileiros e gringos com sucessos próprios como “Ex-my Love” e covers divertidos como “Fogo e Paixão”, de Wando. Alguns gringos não resistiram e exageraram na caipirinha ao longo da noite.