Topo

Curtas de Cannes: Genéricos de "Aventuras de Pi" e "Se Beber Não Case" são vendidos no mercado do festival

Thiago Stivaletti

Do UOL, em Cannes

19/05/2013 15h26

O fenômeno vem ganhando força a cada ano: quando um sucesso de Hollywood estoura nas bilheterias, algum produtor maluco corre fazer um genérico para faturar um dinheiro na esteira do original.

Este ano, uma produtora indiana colocou no espaço do mercado do festival um anúncio gigantesco de “Land of Pi” (Terra de Pi), um clone descarado de “As Aventuras de Pi”, de Ang Lee. A imagem do cartaz é idêntica à do original: uma foto grande da cara de um tigre sobre fundo azul.

Mesmo os EUA não têm problema em produzir genéricos dos seus próprios filmes. Uma produtora americana anuncia “American Hangover”, imitação cara-de-pau de “Se Beber, Não Case” (“The Hangover”, em inglês). Só mudou o local e a quantidade: em vez de três amigos em Las Vegas, agora são muitos amigos que pegam dezenas de mulheres em Atlantic City, meca dos cassinos próxima a Nova York.

Gosling vende bem

Estrela de um dos filmes mais aguardados da competição, “Only God Forgives”, o ator Ryan Gosling está vendendo bem no mercado de Cannes para distribuidores internacionais seu primeiro filme como diretor e roteirista, uma mistura de drama e fantasia intitulado “How to Catch a Monster”.

Vinte países já compraram os direitos do projeto, cujas filmagens começaram em Detroit. O elenco inclui a namorada de Gosling, Eva Mendes; Saoirse Ronan (“A Hospedeira”) e Christina Hendricks (da série “Mad Men”).

Três amores

Vencedor do Oscar de melhor filme por “Crash – No Limite” (2004), o canadense Paul Haggis está vendendo no mercado o seu novo longa, “Third Person”, atualmente em filmagem. O filme conecta três histórias de amor vividas em três diferentes capitais: Roma, Paris e Nova York. O elenco cheio de estrelas tem Mila Kunis, James Franco, Liam Neeson, Adrien Brody e o retorno da diva dos anos 80 Kim Basinger.

“Third Person” já foi vendido para 23 países, mas ainda não encontrou distribuidor no Brasil.

Brasil com Argentina

Se a rivalidade na Copa promete esquentar, no cinema uma boa parceria entre Brasil e Argentina promete. A produtora Bananeira Filmes, de Vania Cattani, responsável por filmes como “O Palhaço” e “A Festa da Menina Morta” (este último selecionado em Cannes), vai coproduzir o próximo projeto da argentina Lucrecia Martel, “Zama”, seu primeiro filme de época.

Baseado num livro do argentino Antonio di Benedetto, “Zama” conta a história de um oficial da coroa espanhola em 1790 alocado em Assunção que aguarda ser transferido para Buenos Aires. Martel pretende situar o filme num país indefinido da América Latina.

A diretora é conhecida dos cinéfilos por filmes cult como “O Pântano” e “A Menina Santa”.